Conheça os deveres e responsabilidades do motorista particular

O motorista particular é muito requisitado em empresas e em muitas famílias de alto padrão econômico e social.Conheça seus deveres e responsabilidades

Um motorista particular deve ser capaz de prestar serviços de boa qualidade e com um grau satisfatório de eficiência.

O motorista particular é muito requisitado em empresas, instituições e, também, em muitas famílias de alto padrão econômico e social. Esse profissional é um funcionário da mais absoluta confiança dos patrões o que torna a profissão muito valorizada.

O material a ser apresentado foi retirado do curso "Treinamento de Motorista Particular”, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, e tem o objetivo de treinar o motorista para que ele venha a se tornar um profissional particular, capaz de prestar serviços de boa qualidade e com um grau satisfatório de eficiência.

A primeira observação a ser feita quanto à profissão de motorista particular é que ela pode ser regida por regimes trabalhistas diferentes. O motorista particular tanto pode ser considerado um empregado doméstico, como pode ser um funcionário de uma empresa. Isso vai depender do tipo de serviço que presta como motorista particular.

Vamos conhecer, inicialmente, o conceito jurídico do que venha a ser um empregado doméstico, que é o seguinte:

“Empregado doméstico é assim considerado aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial desta”.

Assim, para que o motorista particular possa ser considerado empregado doméstico, ele deve prestar seus serviços apenas e tão somente no âmbito familiar do empregador, desempenhando funções como:

-Levar pessoas ao trabalho;

-Levar as crianças ao colégio;

-Levar a esposa do empregador para fazer compras;

-Buscar pessoas em casa; e

-Outras tarefas relacionadas apenas à família e que não apresentem fins lucrativos.

Por outro lado, se o motorista realiza algum transporte para a empresa do empregador, ou leva o empregador a clientes em benefício da empresa, está descaracterizada a atividade doméstica, uma vez que as empresas têm fins lucrativos e, dessa forma, o motorista particular passa a ser considerado um funcionário da empresa. Mas seja o motorista particular um funcionário de empresa ou um empregado doméstico, o importante é que ele preste um serviço de boa qualidade e desfrute da confiança dos seus empregadores.

A única diferença entre um motorista doméstico e funcionário de empresa é quanto ao regime trabalhista, e nada mais.

Apresentação do Motorista Particular

Pessoas que utilizam os serviços de um motorista particular são geralmente de poder aquisitivo elevado e pertencem à alta classe social, costumando frequentar locais refinados onde existem pessoas de grande importância social, política ou econômica, por isso, é importante que o motorista esteja sempre bem apresentado.

A boa apresentação pessoal consiste num conjunto de providências, visando harmonizar o indivíduo com sua vestimenta, asseio, postura e discrição.

A roupa é muito importante no exercício de qualquer profissão.

Algumas empresas fornecem uniformes padronizados aos motoristas, com uma cor própria e até mesmo com a logomarca da empresa no bolso da camisa e do paletó.

Outras empresas costumam deixar a questão da vestimenta a cargo do próprio motorista.

Nesse último caso, aconselha-se o motorista a vestir calça escura com camisa clara e gravata também escura.

Regras de convivência no cotidiano

Um motorista particular costuma ter muito tempo ocioso, uma vez que as pessoas que transporta costumam ter atividades durante todo o dia, necessitando dele apenas quando precisam ir para algum lugar. Assim, estando o motorista particular prestando serviços a uma empresa ou a uma família, deve adotar sempre padrões de comportamento adequados ao local onde está trabalhando.

Cerimonial e etiqueta

Como você já sabe, empresas ou pessoas que contratam motoristas particulares, geralmente, tem um alto poder aquisitivo e relevante importância social, política ou econômica. Por isso, o motorista deve ter sempre a consciência de que estará frequentemente em ambientes requintados e bem frequentados e, por isso mesmo, deve ter noções básicas de cerimonial e etiqueta social.

O motorista deve saber, por exemplo, como se dirigir a autoridades, chamando-as corretamente pelo pronome de tratamento adequado, como Vossa Excelência, Vossa Senhoria e outros pronomes do gênero.

Pode ocorrer, também, que, ao apanhar uma pessoa para ser levada a algum local, onde a pessoa que vai recebê-la não a conheça, o motorista tenha de fazer as devidas apresentações. E existem regras para isso, e ele deve conhecê-las, também.

Outro fato que se verifica com frequência, principalmente em viagens longas, é o patrão ou a família convidar o motorista para almoçar ou jantar na mesma mesa no restaurante.

Geralmente, nessas ocasiões, o motorista costuma ficar constrangido, com medo de não saber se comportar corretamente à mesa, em um local mais sofisticado. Por isso, é importante que ele conheça também as regras básicas de etiqueta social para refeições.

Continue acompanhando o curso nas próximas publicações:

-Como deve ser o comportamento de um motorista particular?

-Como fazer uma segurança preventiva?

-Mantendo e conservando o veículo

Paula Martins 28-08-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

carlos alberto

21-08-2017

gostei muito, das dicas vai ser muito interessamte, já tinha um pouco de conhecimento. vou ver se compro, o livro para ter mais conhecimento.

Resposta do Emprego e Renda

22-08-2017

Olá Carlos Alberto, Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes em saber que você gostou das nossas e que elas serão úteis. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com mais informações e esclarecimentos sobre os cursos. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos