Um bom negócio na limpeza

É de conhecimento geral que ambientes limpos e bem organizados promovem maior rendimento em todos os aspectos – estudo, trabalho, lazer. O ambiente

É de conhecimento geral que ambientes limpos e bem organizados promovem maior rendimento em todos os aspectos – estudo, trabalho, lazer. O ambiente tem influência direta no estado de espírito das pessoas, sendo assim, ambientes limpos e calmos trazem equilíbrio para o cotidiano de cada individuo. 


Essa preocupação deu espaço para o crescimento de empresas especializadas em oferecer serviço de limpeza terceirizado com mão-de-obra capacitada. Atualmente, esse serviço vem crescendo, já são mais de 5000 empresas no Brasil, mas ainda existe um amplo espaço a ser atingido. Mas para isso é preciso estar atento ao surgimento de novas tecnologias e novidades no mercado. A atenção dispensada às novidades pode fazer com que, até mesmo as pequenas empresas, sejam portadoras de tecnologia avançada no desempenho de suas atividades.

A expansão do mercado acontece devido a fatores que beneficiam as empresas que contratam o serviço terceirizado. Dentre eles, podem ser citados como exemplo uma economia que pode ser superior a 25% sobre o custo total de um funcionário próprio e o fato de o empresário não precisar desviar a sua atenção de seu foco de trabalho – que não é a limpeza. Ao fazer a transferência para empresas especializadas, tem-se a garantia de que está se trabalhando com produtos especializados, pessoal bem uniformizado e, visivelmente, capacitado para o trabalho. Os especialistas em limpeza devem receber constante treinamento – o que torna a atividade mais produtiva, lucrativa e bem vista.

Um dos princípios da limpeza é bastante simples e diz que mais importante do que o ato de limpar é o não sujar. Isso pode ser feito tomando atitudes simples como, claro, procurar evitar sujar o ambiente, eliminar as fontes de sujeira, os locais de uso comum devem estar sempre organizados, valorizar a aparência pessoal e da empresa, evitar todas as formas de poluição dentre outras medidas de prevenção. Agindo dessa forma o ambiente estará sempre limpo e em ordem, a produtividade de trabalho aumenta e, consequentemente, a qualidade.


A empresa

Uma empresa de limpeza é uma prestadora de serviços que se propõe a oferecer pessoal devidamente qualificado – inclusive os encargos trabalhistas – e todo o material para o desenvolvimento das tarefas.
O entendimento de como funciona uma empresa passa pela compreensão dos tópicos seguintes.

  • O que é uma limpeza eficiente: limpeza é a remoção de qualquer corpo indesejável, visível ou não, da superfície sem danificá-la ou causar alterações em suas características originais. Para que isso aconteça é preciso usar procedimentos, produtos e equipamentos apropriados para cada função. Uma boa limpeza (dependendo do tipo de sujeira existente) deve passa por mais de uma etapa que são de higienização, desinfecção, sanificação, esterilização e assepsia.


As tarefas relativas à limpeza e conservação são a lavagem do ambiente, varrição, remoção do pó, enxágüe, aspiração e outras que se façam necessárias. No dia-a-dia as principais tarefas da limpeza devem acontecer no sanitário, nos pisos, paredes e portas, equipamentos de incêndio, janelas e vidros.
Durante o processo de limpeza de uma ambiente os funcionários devem estar dispostos em equipe ou divididos por zonas de trabalho. O trabalho em equipe consiste em profissionais especializados em uma área determinada. Cada membro da equipe é responsável por um serviço específico. Na limpeza por zona, cada membro é responsável por todo o processo de limpeza. No quadro abaixo, você pode comparar os dois tipos de limpeza:

Limpeza por equipe

Limpeza por zona

Número de especialistas varia dependendo do local. Normalmente, são quatro especialista por equipe.

Os funcionários que trabalham por zona fazem todo o serviço – desde espanar a te recolher o lixo. São uma espécie de coringa

Os especialistas em limpeza específica são usados para trabalhos em grandes áreas.

O profissional faz toda a limpeza em uma área determinada.

Esse profissional faz é responsável por menos funções, porem em uma área muito maior.

Na limpeza por zona, o profissional é responsável por toda a limpeza de um ou mais locais (andares).

  • Corpo técnico-administrativo da empresa: a prestadora de serviços de limpeza deve possuir quatro setores distintos. A diretoria é a responsável pela tomada de decisões administrativas e financeiras. O diretor-presidente deve ser uma pessoa sociável e que tenha aptidão para o cargo. Ele deve estar sempre atento a todos os acontecimentos da empresa. A gerência deve se ocupar de assuntos como a negociação e contratação de serviços, compras de produtos, equipamentos e acessórios, treinamento e contratação. As supervisões são responsáveis por instruir os funcionários, realizar vistorias e estar em contato direto com os clientes. O setor de limpeza é constituído pelos responsáveis pela execução dos serviços de limpeza.
  • Um auxiliar de limpeza costuma ser responsável por uma área de 400 m2 de piso frio em área interna por dia ou 200 m2 de piso pavimentado em área externa, também por dia.
  • A infra-estrutura de uma empresa deve ser composta por um escritório, sanitários, depósitos e área externa.
  • Procedimentos legais para abrir uma empresa de prestação de serviços de limpeza: o primeiro passo é contratar um contador que será responsável por fornecer orientações sobre como proceder com os demais tramites legais. Essas empresas são incluídas no regime de recolhimento de limpeza denominado ISS (Imposto sobre Serviço). Deve também conhecer o sindicato da região (Asseio e Conservação). Para as instalações físicas, o empreendedor deve procurar a prefeitura da cidade onde a empresa será aberta. O quadro abaixo mostra os passos para a abertura da empresa:

Abertura de uma empresa prestadora de serviços de limpeza

Registro na Junta Comercial

Registro na Secretaria da Receita Federal

Registro na Secretaria da Fazenda

Registro na Prefeitura do Município

Registro no INSS (somente quando não tem o CNPJ)

Registro no Sindicato Patronal


Custo dos serviços prestados

O cálculo do custo varia de acordo com o serviço prestado e para isso acontecer é preciso fazer um levantamento criterioso das instalações a serem limpas. No exemplo de cálculo abaixo foi adotado a moeda UM$ com o valor estimado de gastos com material e equipamentos de UM$ 800,00. 4 funcionários, cada um recebendo UM$ 300,00. Encargos sociais de cada um UM$ 300,00. Despesas tributárias, administrativas e operacionais no valor de UM$ 500,00. O total acrescido de uma taxa de 20% de lucro.

O valor total de cada parcela do custo deve somar os valores acima relatados, o que resulta em UM$ 3.700,00. Com os 20% estabelecido como margem de lucro tem-se um total de UM$ 4.400,00 – esse o cálculo a ser feito para se cobrar o valor mensal dos serviços de limpeza.

Produtos, Equipamentos e Acessórios


O setor de limpeza conta com uma gama de produtos, equipamentos e acessórios que se inova a todo o tempo. No final de cada ano, é realizada a Higiexpo, uma feira onde todas as novidades são apresentadas para a categoria. A feira é um momento oportuno, pois estão presentes os fabricantes nacionais e estrangeiros e, dessa forma, é possível perceber a evolução das ferramentas de trabalho e avaliar o que merece ou não ser introduzido dentro da empresa – o que varia de acordo com a empresa e seus clientes.

Os produtos de limpeza são classificados em detergentes, desinfetantes, ceras e produtos diversos. Todos os produtos químicos são divididos em três classes distintas, de acordo com o seu Ph (os neutros, os ácidos e os alcalinos). O quadro abaixo mostra alguns produtos utilizados na limpeza e suas características e funções.

Produtos

Características

Detergentes

Os detergentes quebram a tensão superficial da água o que facilita a penetração na superfície, emulsionando a sujeira. Eles são classificados em três tipos: os ácidos, os neutros e os acalinos.

Desinfetantes

São produtos que destroem determinados microorganismos vegetativos em superfícies e objetos. São divididos em desinfetantes de cloro liquido, composto clorado e base de quaternário de amônia.

Ceras

As ceras são aplicadas no piso para melhorar o aspecto e deixa-los brilhantes, além de proteger contra arranhões. São divididas em cera de carnaúba e petróleo, sintéticas, sintéticas 3 em 1, cera de base seladora e cera impermeabilizante.

Removedor de ceras base água/ acrílicas

Removem sujeiras e ceras já sem brilho. Sua função é preparar o piso para receber uma nova camada de cera

Limpador multiuso

Remove a maioria das sujidades e são indicados para serviços de limpezas manuais.

Xampu para carpetes

O produto é diluído em água e forma uma espuma que deve ser aplicada sobre o carpete. Essa espuma remove a sujidade, que deve ser retirada com aspirador de pó.

O processo de limpeza precisa também do uso de equipamentos e acessórios destinado especificamente para esse tipo de serviço. Os equipamentos podem ser utilizados tanto pela empresa de limpeza quanto pela empresa contratante. Alguns deles:

  • Enceradeiras: tem como função retirar sujidades muito aderidas e para renovar e dar brilho aos pisos em geral.
  • Sistema Mop: equipamentos indispensáveis para fazer a limpeza rotineira de pisos frios. Existem mop´s pó e água. O mop pó remove partículas soltas depositadas sobre o piso. O mop água deve ser utilizado para lavar pisos com detergentes e água.

  • Extratoras:
     utilizado para a limpeza de carpetes e estofados. Tem seu funcionamento parecido com o de um aspirador de pó, porém funciona é abastecida com um xampu diluído em água, especial para esse tipo de limpeza.
  • Aspiradores de pó e líquido: remoção de resíduos de lavagem de pisos onde a água e as sobras da limpeza não têm como serem escoados.
  • Lavadoras automáticas de piso: ideais para a limpeza de grandes áreas.
  • Varredeiras: Eficiente na varrição de folhas, cascas, latinhas, copos plásticos, papel, sujidades soltas dentre outros.
  • Acessórios de limpeza: escovas e discos para enceradeiras, panos, baldes, lavador combinado para vidros, placas de sinalização, carrinho funcional e outros.

A limpeza O mercado de limpeza engloba desde limpezas simples e rotineiras até limpezas mais complexas, como no caso de UTIs, berçários e indústrias alimentícias. Os gerentes de novas empresas devem, primeiramente, dominara as técnicas de limpezas rotineiras, que correspondem a grande maioria das situações. São limpezas em escritórios, consultórios, academias de ginásticas, fachadas de pequenos prédios.

  • Limpeza de banheiro: os produtos usados na limpeza de banheiro são água, detergente germicida do tipo múltipla ação e solução clorada a 200 ppm. Os auxiliares de limpeza deverão estar devidamente uniformizados com calçado impermeável e antiderrapante e luvas de borracha. O local deve ser sinalizado e o horário deve ser o de menor movimento. No momento da limpeza todas as janelas do ambiente devem estar abertas.
  • Limpeza de pisos frios: os chamados pisos frios são os cerâmicos, granilite, os de granito, os paviflex e os de tábua corrida sintecada ou encerada. Os equipamentos utilizados para esse tipo de limpeza são o mop pó, mop água e enceradeira industrial.
  • Limpeza de carpetes: a maneira mais correta de limpar os carpetes são com as extratoras abastecidas de xampu especial.
  • Limpeza de divisórias, portas e janelas de vidro: para esse tipo de limpeza é preciso do limpa-vidros e do acessório lavador combinado de vidros. O limpador deve ser diluído em água, seguindo as recomendações do fabricante, e os movimentos devem ser feitos de cima para baixo na superfície do vidro. Esse procedimento deve ser feito uma vez por semana nas duas faces do vidro. Para a limpeza em lugares altos, o auxiliar de limpeza deve usar os equipamentos de segurança que são cinto de segurança, equipamento trava-quedas, cadeira e balancim.
  • Para se limpar paredes de alvenaria é preciso apenas de detergente diluído em água e uma esponja. Essa é uma das tarefas mais simples a ser executada.
    O quaro abaixo mostra o procedimento a ser tomado no caso de manchas em diversos tipos de superfície.

     

    Tipo de mancha

    Remoção

    Chá

    Esfregar a mancha com glicerina e depois lavar normalmente.

    Bolor

    Fazer uma pasta de sal e limão e aplicar sobre a mancha, à sombra. Deixar secar e lavar normalmente.

    Ferrugem

    Remover com suco de limão, sal e um pouco de exposição ao sol.

    Goma de mascar

    Esfregar uma pedra de gelo até congelar e depois quebrá-la.

    Adesivo em paredes

    Para a remoção, utilize removedor de esmaltes.

    Inox

    As manchas saem com solução de vinagre branco e álcool.



    Estratégia de sucesso

    Para uma empresa ter sucesso no mercado, além do domínio das técnicas de limpeza é de fundamental importância conhecer estratégias para serem somadas ao processo. Portanto, detenha sua atenção para o seu negócio estando sempre por dentro das novidades do setor e não se desligue dos seguintes quesitos.

    • Goste da sua profissão.
    • Os auxiliares de limpeza devem estar sempre bem capacitados e treinados para a função
    • A escolha de bons fornecedores é fundamental para a garantia de bons produtos a serem oferecidos aos clientes.
    • Esteja comprometido com seus clientes e mantenha bom relacionamento com eles.
    • Seja uma empresa reconhecida também pelo profissionalismo.
    • Conte com uma boa infraestrutura.
    • Trabalhe para obter boas referencias no mercado.
    • Invista em propagandas fazendo boas campanhas publicitárias.
Emprego e Renda 10-02-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Andre Mario Cambula

28-05-2016

Boa tarde, sou jovem estudante de Gestão de Transportes, residente em Moçambique-Maputo, estou fazendo pesquisa para abrir uma pequena Empresa de Limpeza

Resposta do Emprego e Renda

30-05-2016

Olá André, O CPT possui o Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza que poderá ser de grande ajuda. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos