Como montar uma academia de ginástica

A busca por academias de ginásticas deixou de ser feita apenas por rapazes e moças em busca de um corpo perfeito. Uma academia vende, hoje, serviços

A busca por academias de ginásticas deixou de ser feita apenas por rapazes e moças em busca de um corpo perfeito. Uma academia vende, hoje, serviços para quem deseja também qualidade de vida e até mesmo relacionamentos sociais.

Entendendo os muitos motivos que levam pessoas a procurar esse serviço é preciso buscar conhecer cada vez mais seu cliente e como agradá-lo, uma vez que quem procura uma academia deseja estar em contato direto com o novo.

Uma academia pode oferecer também o comércio de produtos para ginástica, por exemplo, e lanchonete agregando valor ao estabelecimento e aumentado a rentabilidade do negócio.

Apesar da concorrência, uma academia de ginástica bem montada e bem administrada pode gerar um bom lucro ao empresário e com um retorno dos investimentos em um prazo médio de dois anos.

Ao contrário do que muita gente pensa, para se ter uma academia não é necessário ser formado em Educação Física. Necessário, sim, é que a empresa tenha um profissional da área – habilitado e registrado no Conselho Federal de Educação Física para o desenvolvimento das atividades.

Uma academia de ginástica pode oferecer uma diversidade de serviços significativos. Quanto mais você puder implementar e inovar melhor será o retorno do empreendimento. Dentre os serviços mais procurados estão:

  • Musculação com aparelhos e variedades de acessórios
  • Ginásticas (localizadas, aeróbicas, ABS, dentre outros tipos)
  • Yoga
  • Artes marciais
  • Danças
  • Aulas de natação e hidroginástica
  • Spinning
  • Body Sistem dentre outros programas

 

 


Localização

A localização do empreendimento pode estar diretamente ligada ao sucesso da sua empresa. A pesquisa para conhecer a possibilidade de aceitação e necessidade de uma academia na região estudada é fundamental para o andamento do negócio. É preciso considerar o nível socioeconômico do lugar, concorrência, tipo de pessoas que freqüentam e habitam no local, estrutura da concorrência, nível dos profissionais. No quadro abaixo você observa alguns pontos favoráveis aos locais que você deve dar preferência.

Local onde haja aglomeração comercial

Locais onde haja atividades de lazer e áreas de expansão urbana. Fique próximo do público que desejar atingir.

É interessante que o local possua média alta de moradores. Um local onde há muitos prédios pode ser um bom nicho.

 

Instalações

As instalações de uma academia de ginásticas devem ser bem planejadas de modo que a segurança do aluno não fique comprometida. Uma academia para ginástica, dança e musculação, por exemplo, pode contar com o seguinte planejamento das instalações.

  • Recepção: deve possuir um ambiente agradável e confortável para que a espera do cliente seja aprazível. Você pode oferecer alguma cortesia como balas, chás e outros pequenos mimos. Esse ambiente deve, de preferência, permitir que o cliente veja o que acontece dentro da academia.
  • Sala de avaliação: a sala de avaliação é destinada à avaliação física dos alunos. Deve ser equipada com instrumentos que permitam o trabalho do profissional responsável.
  • Sala de alongamento: espaço reservado para os alongamentos antes e depois de cada atividade de musculação. Deve ser uma área com boa circulação e visível aos professores para que se façam correções quando necessário.
  • Sala de ginástica: ambiente reservado para a realização de aulas de dança, lutas e localizadas.
  • Sala de musculação: o espaço deve acomodar com conforto os equipamentos e permita o bom fluxo dos alunos. Cada equipamento deve ser instalado obedecendo a uma distância de segurança entre eles para que se evite acidente, além de evitar esbarrões entre as pessoas. Colchonetes e aparelhos devem estar sempre limpos e secos. O uso de álcool 70% é aconselhado para essa limpeza por ser o único que faz sanitização. Esse recipiente pode estar espalhado por toda a área e o aluno mesmo fazer a limpeza. É indicado o uso de toalhas.
    Como é um ambiente com exercícios mais pesados é bom que seja um local bem ventilado e com constante renovação de ar.
  • Piscina: o espaço deve ser apropriado para natação, hidroginástica e as atividades aquáticas a serem realizadas. É preciso que haja muito cuidado com o sistema de aquecimento da água, produtos de limpeza e controle de pH e aspirador e filtros.

 

 


Equipamentos


A quantidade de equipamentos varia com o número de alunos que a academia pretende atender e com o espaço físico disponível. Sugere-se um mínimo necessário como um dois aparelhos que exercitem cada grupo muscular e, conjuntamente, toda a musculatura. Isso agrada seus clientes.

Os equipamentos são divididos em grupos que são os equipamentos de condicionamento, como esteiras e cicloergômetros. Equipamentos de uso localizado que trabalham os membros inferiores, como os leg press, cadeira flexora, máquina para glúteo, aparelho abdominal, cross over dentre muitos outros a serem escolhidos conforme a procura e necessidade. Também é preciso adquirir os acessórios como bastão, colchonete, barras, halteres e tornozeleiras.

Uma dica é a aquisição de aparelhos com placas, pois facilitam a aprendizagem do movimento. Aparelhos com peso livre também é uma boa sugestão para quem utiliza maior peso do que os oferecidos pelas placas. Dessa forma, você atende os dois lados – alunos iniciantes e os que já praticam.

Não compre aparelho por telefone ou internet, pois é fundamental que se analise o produto antes de adquiri-los. Aparelhos ruins podem colocar em risco a saúde física de seus alunos. Observe sempre a concorrência.

Se for possível, invista em tecnologia. Novos aparelhos estão sempre aparecendo no mercado e com essas implementações você tem a possibilidade de se diferenciar de seus concorrentes. Abaixo alguns equipamentos que podem fazer diferença em sua academia de ginástica.

  • Monitor de frequência cardíaca: permite o acompanhamento cardíaco dos alunos enquanto eles se exercitam – principalmente nos exercícios aeróbicos.
  • Softwares específicos: softwares modernos facilitam grandemente a vida dos profissionais que trabalham em sua academia e traz benefícios para os alunos. No caso da avaliação física, por exemplo, esses programas executam diversos cálculos e elaboram gráficos, demonstrativos e comparações.
  • Equipamentos eletrônicos: existem aparelhos que onde os alunos apenas apertam botões para selecionar a carga indicada pelo professor. Isso faz com que erros sejam evitados.


Recursos Humanos


A contratação de pessoal é muito importante, pois a qualidade de seus funcionários influencia diretamente no resultado adquirido. Portanto, no momento de selecionar seus colaboradores fique atento, tenha seriedade e contrate aqueles que apresentarem maior capacidade de realização do trabalho.

Quando determinado funcionário não corresponde às expectativas em suas atividades o problema recai sobre o responsável por aquela contratação. Fique atento no momento de seleção, capacitação e gerenciamento do seu pessoal para evitar problemas o máximo possível.

Uma academia de ginástica deve contar com uma recepcionista, faxineiros (o número varia de acordo com a estrutura do local), um professor de musculação, um professor de ginástica, de dança e natação, além, claro, de um gerente, função que, normalmente, é exercida pelo proprietário.

Aspectos legais

Uma academia de ginástica é uma prestadora de serviços, porem, ao registrá-la como Mercantil e Prestadora de Serviço, a academia terá a possibilidade de comercializar produtos afins.

Os passos a serem seguidos passam pela contratação de um contador, saber quais são as exigências da prefeitura do município onde a academia será instalada, visitar a Secretaria de Saúde municipal e saber as suas especificações. Junto ao Conselho Regional deve-se verificar os procedimentos em caso de sociedade e o Código de Defesa do Consumidor para adequar produtos e serviços às normas. Conheça também a área mínima exigida para a instalação da empresa no Sindicato Patronal.

Uma academia deve ser administrada como qualquer outra empresa, porém a junção entre aspectos administrativos e educacionais tende a enriquecer esse universo.

 

 

Emprego e Renda 06-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.