Cabelos e seus tratamentos

Hoje a aparência é fundamental para uma melhor participação de pessoas na sociedade. Preocupar-se com a aparência passou a ser tão importante como se

Hoje a aparência é fundamental para uma melhor participação de pessoas na sociedade. Preocupar-se com a aparência passou a ser tão importante como se alimentar.

 Se você fizer uma pequena transformação, como, por exemplo, um corte, uma recuperação de cutícula ou tratamento para controle de queda dos cabelos, você terá resultados emocionais incríveis.

Essas transformações são positivas quando você corrige pequenas imperfeições que estão incomodando, como, por exemplo, um cabelo ressecado e mal cortado.

Desse modo, para o profissional cabeleireiro é fundamental o conhecimento das partes do cabelo e suas funções como as características e os tipos de cabelos, para que possa utilizar produtos adequados a cada cliente, atendê-los com mais eficácia e mantê-los fiéis.

É de extrema importância, também, que esse profissional conheça as anomalias e doenças do couro cabeludo e suas características, para que possa resolver o problema, ou encaminhá-lo a um médico, se for o caso.

Doenças não podem ser tratadas no salão de beleza, devem ser tratadas por médicos.

É muito importante conhecer a histologia capilar que é o estudo da estrutura microscópica do cabelo. Ou seja, você deve saber como é o cabelo por dentro e como agem nele os produtos que você usa para não cometer erros.


Composição do cabelo

O cabelo é formado pela queratina e por pigmentos que dão a cor ao cabelo. A queratina é a substância fundamental. É uma proteína fibrosa, relativamente resistente aos agentes químicos. Dissolve-se, contudo, em ácidos e bases fortes concentradas.

A queratina é composta por:

  • 50 a 60% de carbono
  • 8 a 12% de nitrogênio
  • 4 a 5% de hidrogênio
  • 25 a 30% de oxigênio e
  • 2 a 4% de enxofre.

Camadas do fio (haste) do cabelo.

A haste é a parte visível do fio.

A cutícula é a camada mais externa e protetora da haste do cabelo.

O córtex é a segunda camada mais interna da haste que contém o pigmento que dá cor a essa estrutura. O pigmento encontrado é a melanina.

A medula é a camada mais interna e central da haste. Contém queratina mole. Alguns fios como a lanugem ou lanugo não possuem medula.

A lanuagem ou penugem ou lanugo é o cabelo de pigmento claro encontrado na face e no corpo.

 


Partes da raiz do cabelo

A raiz é toda a parte do cabelo que fica abaixo da pele.

O folículo piloso resulta do crescimento de células epidérmicas (da pele) no sentido da derme ou do tecido subcutâneo. O cabelo toma a sua forma de acordo com a forma da abertura do folículo. Há um folículo para cada cabelo. É o folículo quem determina  o tamanho, a forma e a direção do cabelo.

A papila é uma pequena saliência localizada sob o folículo. Ela contém nervos e suprimentos de sangue necessário para formar o cabelo e manter seu crescimento. Se a papila não funciona, o cabelo não cresce.

O bulbo é uma estrutura que se ajusta acima da papila e se estreita à medida que alcança a superfície da pele. Ele tem a função de cercar, proteger e alimentar a papila.

O músculo eretor do pêlo é um músculo ligado ao folículo. Contrai quando ocorre queda de temperatura ambiente ou quando a pessoa sente medo, dando uma aparência arrepiada à pele e fazendo com que o cabelo fique levantado.

A glândula sebácea é uma glândula que se abre logo abaixo da abertura externa do folículo piloso. Esta glândula secreta o sebo que é uma substância oleosa que ajuda a eliminar bactérias, diminui a evaporação da umidade da pele e lubrifica o cabelo dando-lhe brilho. Algumas peles mais escuras secretam menos sebo que peles mais claras.

A epiderme é a camada mais externa da pele. Tem função de proteção do organismo.

A derme é a segunda camada da pele, localizada sob a epiderme.


Tratamentos

Os tratamentos dos cabelos são procedimentos que diferenciam o seu salão dos demais e são até mais importantes do que um corte ou tintura, pois nada dará bom resultado se os cabelos não tiverem saudáveis. Por isso, você precisa conhecer as principais técnicas de tratamento e recuperação da fibra capilar:

Cauterização

A cauterização ou dupla selagem é aquela técnica que repõe a queratina perdida e recupera a cutícula capilar que foi danificada por excesso de química nos cabelos, pela ação do sal da água do mar, do cloro da piscina, do sol, do vento ou da poluição. Esse tratamento substitui dez hidratações convencionais. Recupera instantaneamente a cutícula capilar e promove brilho e maciez aos cabelos.

Queratinização

É indicada nos casos em que a raiz dos cabelos estão enfraquecidas, com queda, pouca ou nenhuma hidratação. Substitui cinco hidratações. É um processo mais suave que a cauterização.

Hidratação

A hidratação é indicada para os cabelos que estão apenas ressecados. O creme utilizado vai penetrar nos fios, devolvendo a quantidade de água e óleo necessários para que os cabelos fiquem maleáveis e com brilho.

Descongestionamento

O desgongestionamento é uma técnica que retira a oleosidade excessiva,limpando muito bem o couro cabeludo e eliminando a caspa oleosa. Além disso, aumenta a irrigação sanguínea do couro cabeludo, diminuindo a queda e favorecendo o crescimento de novos fios.

Argiloterapia capilar antiqueda e crescimento

Promove um controle de oleosidade, recupera a oxigenação do couro cabeludo, ativa a circulação, promovendo o crescimento e restaurando os fios.

Escova de chocolate

A escova de chocolate é para retornar com brilho e maciez, além de reduzir o volume por um período mais prolongado do que numa simples hidratação.

Manutenção e frequência das indicações, o mais caro e avançado tratamento para deixar o cabelo saudável e brilhante vai por água abaixo, se alguns cuidados básicos não forem tomados em casa. Por isso, o cabeleireiro deve estar atento e indicar a seu cliente os cuidados necessários para complementar o tratamento.


Como usar corretamente o secador:

  • Se você parar por muito tempo no mesmo lugar, vai danificar os fios de cabelo. Além disso, vai precisar utilizar mais calor do que o realmente necessário para finalizar a escova.
  • O secador sempre deve estar paralelo ao couro cabeludo e em movimentos contínuos. Assim você evita queimar o couro cabeludo e o desperdício de energia.
  • O secador deve sempre acompanhar o sentido da cutícula, ou seja, da raiz para as pontas e estar sempre a 45°.

Veja no desenho a posição correta do secador em relação à cabeça do cliente, sempre que for usá-lo. Veja que o jato de ar quente deve seguir a linha pontilhada do desenho. Assim, ele seca a mecha sem atingir o couro cabeludo.

 

  • Evite encostar o bico do secador diretamente no cabelo; é aconselhável colocá-lo a uma distância de 1 a 3cm.

 

Distância do cabelo do bico do secador.

 

  • Deixe o eixo do secador parado (é a parte onde ele tem o motor) e só movimente o bico para frente e para trás que você fará o movimento ideal.

 

  • Dessa forma, você evita que o vento se concentre em um único ponto da mecha e aumente a temperatura do secador.

 

 

 

 

Emprego e Renda 15-02-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.