Centro de Produções Técnicas
Voltar

Indústria Caseira : Produção de Picles, Pasta de Alho e Corante

Cursos Cpt Picles   ediumA garantia da qualidade dos produtos alimentícios artesanais é, atualmente, exigência e anseio dos consumidores do mundo inteiro. Exige-se cada vez mais dos fabricantes um rigoroso controle de todos os aspectos dos processos tecnológicos, como forma de tornar os produtos mais competitivos, com maior acesso ao mercado.

 

Produção de Picles, Pasta de Alho e Corantes

Este filme pertence a área dos Cursos sobre Indústria Caseira do Centro de Produções Técnicas.

As conservas artesanais exigem mais cuidados na sua fabricação, para evitar contaminações e assegurar maior vida de prateleira. O fabricante deve estar atento ao padrão de qualidade, se quiser obter êxito na sua atividade; precisa ter criatividade para buscar novas ideias e soluções que atendam às demandas do mercado. Necessita estar sempre avaliando os atributos de qualidade: cor, sabor, aparência, textura, higiene, embalagem, que devem conferir ao seu produto para que ele seja diferente dos outros encontrados no mercado. É importante lembrar, ainda, que qualidade é aquele “segredinho” que faz com que um produto tenha a preferência dos consumidores.

Cursos Cpt Producao De Picles   ediumPicles é um tipo de conserva de sabor picante, muito apreciado no início das refeições, como aperitivo e componente de saladas.

É preparado com hortaliças inteiras ou cortadas em pedaços, arrumadas em vidros e recobertas por uma calda ácida preparada com vinagre, sal e açúcar, além de condimentos diversos.

Os bons picles são firmes, claros, sem sedimento, com líquido transparente, e têm sabor ácido. Não apresentam pontos ou camadas esbranquiçadas.

Para o preparo de picles de boa qualidade são necessários alguns cuidados, entre os quais podemos citar:

  • Higiene rigorosa do local de preparo, dos equipamentos, dos utensílios, da matéria-prima e dos manipuladores.
  • Pasteurização correta dos vidros, tampas e talheres.
  • Escolha de hortaliças frescas e tenras.
  • Uso de equipamentos adequados.
  • Uso de vinagre branco forte (acidez acima de 4%).

Deixe seu comentário