Técnicos de geladeiras e freezeres sempre têm trabalho garantido

Freezeres e geladeiras, assim como os aparelhos de ar-condicionado e bebedouros, dão-nos grande conforto em nosso dia a dia. Porém, para que possamos usufruir desse...

Para que possamos usufruir dos benefícios que freezeres e geladeiras nos proporcionam, esses equipamentos precisam passar por manutenções eficientes realizadas pelos técnicos em refrigeração

Freezeres e geladeiras, assim como os aparelhos de ar-condicionado e bebedouros, dão-nos grande conforto em nosso dia a dia. Porém, para que possamos usufruir desse benefício durante muito tempo e por um menor custo é fundamental que os equipamentos sejam utilizados corretamente, além de regularmente passarem por manutenção eficiente.

Segundo Dr. José Arnaldo Duarte, professor do Curso a Distância CPT Geladeira e Freezer Residenciais - Instalação, Utilização e Manutenção, “É exatamente nesse ponto que entra o técnico em refrigeração, que precisa possuir conhecimentos técnicos adequados e ter habilidades suficientes para colocá-los em prática para propiciar condições adequadas de funcionamento aos equipamentos de refrigeração”.

Para exercer sua profissão com ética e tecnicamente correta, é necessário que o técnico em refrigeração entenda bem sobre os princípios da refrigeração doméstica, que são saber identificar a melhor forma de instalação e utilização dos equipamentos e saber realizar a manutenção dos mesmos de forma a manter suas características originais. Para tal, torna-se imprescindível que o técnico em refrigeração conheça os equipamentos nos mínimos detalhes, saiba como seus componentes funcionam, saiba realizar testes, saiba fazer reparos, saiba realizar substituições de peças, entre outras coisas.

Sendo assim, qualquer equipamento de refrigeração, após passar por uma manutenção, só deverá ser novamente colocado em funcionamento quando você tiver certeza que as características originais do equipamento não foram alteradas. Isso quer dizer, por exemplo, que, após a realização de reparos no equipamento, troca de componentes entre outras coisas, ele deverá voltar a funcionar mantendo-se inalteradas as propriedades físicas do fluido, como pressões, entalpia, temperatura, entropia, entre outras. E o resultado deverá ser a obtenção de uma refrigeração eficiente. Isso envolve a execução de três ações importantes:

1. Saber identificar corretamente defeitos ou avarias nos equipamentos de refrigeração;
2. Saber identificar corretamente a marca e o modelo dos componentes que por ventura tenham de ser substituídos; e
3. Saber realizar o serviço de reparo com conhecimento, segurança e responsabilidade.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Refrigeração.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 09-11-2016 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.