Como limpar e desinfetar lâminas e máquinas de tosa

Para limpar as lâminas e a máquina de tosa é preciso seguir as recomendações do fabricante. As lâminas devem ser retiradas da máquina e os pelos devem ser eliminados...

Como limpar e desinfetar lâminas e máquinas de tosa   Artigos Cursos CPT


 As lâminas devem ser limpas e lubrificadas antes, durante e depois de cada utilização e a  limpeza completa da máquina de tosa, geralmente, é realizada a cada 30 tosas

 Para limpar as lâminas e a máquina de tosa é preciso seguir as recomendações do fabricante. As lâminas devem ser retiradas da máquina e os pelos devem ser eliminados com o auxílio de uma escova. As lâminas devem ser limpas e lubrificadas antes, durante e depois de cada utilização. Dependendo da marca do óleo, o mesmo cumpre três funções: desinfetante, conservante e lubrificante. “Você deve deixar as lâminas de molho no óleo desinfetante por dois dias, após limpá-las. Uma dica é deixá-las de molho no sábado, após o expediente, e retirá-las na segunda-feira. Seque bem as lâminas com papel-toalha.”, afirma Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso a Distância CPT Banho e Tosa em Cães e Gatos - Infraestrutura, Banhos e Tosa Higiênica.

Quando as lâminas forem usadas em animais com infestação de ectoparasitas ou com qualquer doença de pele, elas devem ser desinfetadas com amônia quaternária, imediatamente após o uso. Basta deixar o material imerso no produto por 15 minutos. Depois, é só retirar e enxugar com toalha de papel. Você deve limpar rasqueadeiras, escovas e pentes, sempre, após o uso, retirando os pelos agarrados com os dedos. No caso das rasqueadeiras e escovas, use um pente como auxílio.

Importante: a higienização desses equipamentos deve ser feita com água e sabão, a menos que tenham sido utilizados em animais com algum tipo de doença de pele. Nesse caso, devem ser desinfetados imediatamente com amônia quaternária.

A máquina de tosa também precisa de manutenção. Uma vez ao mês, você deve verificar o carvão; abra a máquina e, se detectar que ¾ do carvão já foi gasto, troque-o. A limpeza completa da máquina, geralmente, é realizada a cada 30 tosas, mas essa frequência, bem como o procedimento de limpeza, depende da marca da máquina de tosa que você utiliza.

Independente do modelo e fabricante, para usar a máquina de tosa com segurança é fundamental seguir alguns procedimentos. São eles:
- Mantenha o pulso flexível, pois, se o cão se mover repentinamente, você evita cortar pelos de local errado ou mesmo cortar o animal.
- A lâmina sempre deve estar plana com relação à superfície que está sendo aparada. Isso evita cortes. Nunca mergulhe a lâmina na pele.
- Na maioria das tosas, você acompanha o sentido do pelo. Quando você corta no sentido contrário, a lâmina faz uma tosa mais baixa, ou seja, corta mais pelos que o normal para aquela numeração.
- Para evitar cortes nos locais onde a pele for mais solta, como, por exemplo, peles de animais mais velhinhos ou entre as articulações do animal, estique a pele com os dedos, impedindo, assim, que ela se dobre e entre nos frisos da lâmina.
- Durante os intervalos da tosa, desligue a máquina e coloque-a em algum suporte próprio ou simplesmente no chão. Se ficar em cima da mesa, corre-se o risco de o animal se machucar ou provocar a queda da máquina, estragando-a.

À medida que você vai usando a máquina, ela vai se aquecendo e, portanto, você deve ter atenção para não queimar a pele do animal. Então, assim que notar que a lâmina esquentou, resfrie-a, utilizando produtos resfriadores. No entanto, é importante saber que, quando usados excessivamente, esses produtos costumam cegar a lâmina, reduzindo o seu tempo útil. Por essa razão, pode ser mais fácil substituir a lâmina aquecida por outra; deixe a suplente em um local próximo ao tosador, para facilitar essa troca.

As lâminas cegas, sem corte, precisam ser afiadas. Existem empresas especializadas na afiação de lâminas que prestam serviços a petshops. Procure em sua cidade ou região e faça o planejamento do envio das lâminas, principalmente, quando se possui apenas um modelo de cada uma.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 06-06-2017 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

MARIA APARECIDA DA SILVA FERREIRA

23-06-2017

Gostei muito das orientações de como manusear e cuidar da limpeza das lâminas e máquina de tosa. Obrigada,essas informações me ajudaram muito.

Resposta do Emprego e Renda

26-06-2017

Olá Maria Aparecida da Silva, Que bom que você gostou das nossas orientações, a intenção é sempre facilitar as tarefas do dia a dia. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos