É possível e muito importante classificar os clientes segundo algumas características.
O cliente pode ser:
Qual é o perfil do caloteiro?
O cliente tido como caloteiro é aquele que, na maioria das vezes, causa prejuízos à empresa. A recuperação de crédito torna-se difícil e onerosa, gera mais despesas e exige um tempo precioso dos profissionais da área de cobrança nas negociações. O caloteiro tem algumas características básicas:
Quais as principais causas da inadimplência?
Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do curso Administração Financeira na pequena empresa do CPT Centro de Produções Técnicas, a inadimplência representa um gasto para a empresa, pois é um recurso que fica retido com o cliente, e não é revertido para a empresa.
Ela tem várias causas, que estão condensadas em três principais:
Fraude: ação prévia e deliberada de não pagar, uma ação dolosa por parte do cliente no momento da compra.
Displicência ou desorganização: pessoas físicas ou jurídicas. O cliente não planeja o pagamento das compras e, no momento de honrar seus compromissos, não tem dinheiro para quitar a dívida.
Dificuldades financeiras: algum desequilíbrio financeiro não esperado ocorre entre o momento da compra e o pagamento, ficando o cliente impossibilitado de arcar com o compromisso.
Como combater a inadimplência financeira?
O combate à inadimplência financeira requer a adoção de nova cultura adaptada à estabilidade econômica. A administração numa conjuntura de inflação equilibrada faz com que pequenos desvios de caixa ou atrasos no recebimento comprometam a estabilidade financeira da empresa. Exige a adoção de novos hábitos gerenciais, maior seletividade na concessão de crédito e gerenciamento de risco e administração da carteira de crédito.
O gerente da área de cobrança deve se cercar das garantias possíveis ou recomendáveis pelo setor financeiro e desenvolver métodos de cobrança eficiente e eficaz.
A administração das duplicatas a receber deve utilizar um eficiente fluxo de documentos. As duplicatas a receber representam a concessão de crédito da empresa para seus clientes, e seu controle se orienta pelas políticas de crédito e prazo.