Quantas estrelas tem o seu hotel?

A classificação por estrelas é reconhecida no mundo inteiro, constituindo-se em uma referência da credibilidade e transparência do estabelecimento de

A classificação por estrelas é reconhecida no mundo inteiro, constituindo-se em uma referência da credibilidade e transparência do estabelecimento de hospedagem, além de incluí-lo nos padrões internacionais.

“A classificação consiste em um referencial para quem busca conforto, qualidade e serviços exclusivos como: andar para não-fumantes, espaços para deficientes físicos, programas de proteção ambiental, e mais uma série de itens que fazem a diferença em um empreendimento hoteleiro”, afirma Lairson Lopes Sena, professor do curso Como administrar hotéis do CPT – Centro de Produções Técnicas.

A inclusão de seu hotel no sistema oficial de classificação permitirá maior aceitação e segurança do seu cliente, por estar em um ambiente certificado por quem entende de qualidade em termos de hotelaria.

O que realmente interessa não é exibir estrelas nas fachadas dos hotéis, mas sim ter um sistema de classificação sério e eficiente, que servirá de referência e parâmetro para que o turista e o agente de viagem possa escolhê-lo com precisão. Hoje, todas as grandes potências do turismo contam com um sistema avaliador de seus empreendimentos hoteleiros, e para que os estabelecimentos brasileiros possam consolidar sua posição na indústria do turismo é preciso que sigam as convenções.

As categorias se aplicam a diversos tipos de empreendimentos, do cinco estrelas super luxo ao econômico.

Atualmente, as necessidades do mercado levaram ao surgimento da categoria Econômico de Negócios, voltada ao hóspede de negócios que busca facilidades como acesso a internet no próprio apartamento ou em espaços com microcomputadores já conectados e que podem ser acionados via cartões pré-pagos.

Por outro lado, podemos constatar que os hotéis de lazer também passaram por um ciclo evolutivo, de resort a complexo turístico ou megaresorts. Com a evolução do mercado, tornou-se necessária a modernização do sistema de classificação.

No Brasil, os responsáveis pela classificação dos hotéis são o Ministério do Turismo e a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. As categorias são:

O processo de classificação é bastante simples. Os passos para obter a classificação são os seguintes:

  • Avaliação da Matriz para ter certeza de que o estabelecimento está adequado dentro da categoria desejada;
  • Apresentação dos documentos de regularidade empresarial;
  • Preenchimento de formulário de interesse prévio;
  • Assinatura do contrato;
  • Avaliação técnica realizada por órgão credenciado;
  • Homologação de classificação pelo conselho de classificação; e
  • Emissão do certificado e entrega da placa.

A classificação terá validade de dois anos, constará da placa e certificado.

  • Nas categorias 3, 4, 5 e 5 SL, haverá avaliação parcial, anualmente.
  • O IBH manterá sistema próprio de controle sobre eficácia dos Organismos avaliadores através de inspeções por amostragem.
  • Os organismos certificadores estão credenciados e homologados pelo Conselho Técnico Nacional.

Emprego e Renda 23-03-2012 Matérias

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