Sua empresa avalia os impactos ambientais ?

As empresas continuam com o propósito de maximizar os lucros, tornando os custos da produção cada vez menores e os retornos cada vez maiores. No

As empresas continuam com o propósito de maximizar os lucros, tornando os custos da produção cada vez menores e os retornos cada vez maiores. No entanto, muitas vezes movidas pela ambição, acabam descuidando-se de algumas questões.

Os impactos ambientais que uma indústria pode gerar vai de encontro à busca pelo desenvolvimento sustentável, conceito que tem sido pregado intensivamente pela sociedade.

O lixo que uma indústria produz, pode ser o principal agente causador de impacto. As atividades industriais deixam vestígios e é fundamental que a companhia se responsabilize pela destinação dos resíduos.

Os órgãos de fiscalização estão cada dia mais rigorosos. O estudo que avalia esses impactos é o EIA , que é uma das ferramentas do AIA (Avaliação de impacto ambiental); e o conselho responsável pela execução desses estudos é o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Quanta sigla! Mas, de fato, são esses os veículos responsáveis pelo controle e fiscalização de qualquer atividade que venha de alguma forma trazer impactos ao meio ambiente.

Acredite! As multas e punições pelo descaso com a natureza não são brandas. A negligência no gasto com o manuseio do lixo é uma falsa economia. Muitas empresas evitam gastar com a destinação do lixo por acharem desnecessário.

Na análise desse comportamento, podemos identificar a chamada Miopia de Marketing, conceito que explica as atitudes que as empresas têm em visar muito o lucro e, nesse propósito, descuidam-se de fatores muito importantes para o seu sucesso, sobretudo, com a formação de uma boa imagem perante seus clientes.

Os consumidores estão mais conscientes. Assim, a empresa que se descuidar da natureza, além de problemas com os órgãos ambientais, correrá também o risco de perder seus clientes. Evite esse prejuízo.

Segundo Elias Silva, professor do Curso Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é necessário que as empresas tenham ciência das consequências ambientais que suas operações acarretam. Dessa forma, é possível que ela se previna, poupe o meio ambiente, e livre-se de problemas com as entidades fiscalizadoras.

Em um mundo corporativo que busca vantagens competitivas, a prevenção dos impactos negativos na natureza surge como um importante aliado, tanto na construção da imagem da empresa, quanto no seu sucesso econômico.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 03-09-2012 Matérias

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