Carreira profissional: concursos

A busca incessante pela estabilidade e a certeza absoluta de que, no começo do mês, estará entrando dinheiro na conta, criou uma nova obsessão nos brasileiros, os concursos. Alguns oriundos dos órgãos de administração pública como tribunal de justiça, tribunal de contas, forças armadas e outros de empresas de capital aberto como a Petrobrás, a VALE, entre outros.

Muitos veem esse caminho como uma conquista definitiva para vida. Por muitas vezes escutamos pessoas falando: “se eu passar no concurso x, estou feito para o resto da vida”.

De fato, os concursos costumam dar uma projeção muito boa, tendo em vista que seu caráter duradouro proporciona estabilidade por um tempo considerável, talvez até para toda a vida.

Analisando friamente, não podemos negar que é um caminho tentador. Requer “simplesmente” ir bem em uma ou mais etapas, ser aprovado e como prêmio, você assumirá um cargo de forma absoluta e terá um salário(em muitos casos um bom salário) certo no fim do mês.

Mas não nos enganemos. Não existem oportunidades boas sem disputas ferrenhas. Os concursos são almejados por milhões de brasileiros. Isso mesmo, MILHÕES de pessoas, anualmente, concorrem às vagas.

Saiba mais sobre esse segmento. Veja as formas de ingresso, as vantagens e desvantagens e o perfil de profissional coerente com essa escolha.


Formas de ingresso:

Prova escrita objetiva de múltipla escolha e/ou dissertativa – Todo concurso irá buscar testar seus conhecimentos. A maioria deles faz isso por meio de provas com questões de múltipla escolha. Além disso, também podem testar seus candidatos por meios de exames dissertativos, conhecidos também como provas abertas.

Se o candidatos passar pela prova de múltipla escolha somente por sorte, certamente na prova aberta ele será “desmascarado” e ficará pelo caminho. O que reforça que é preciso estar muito bem preparado para conseguir a aprovação em um concurso.

Cada concurso tem o seu formato. Alguns contam com provas complementares, uma objetiva outra dissertativa, outras com apenas um ou outro dos dois formatos.

Redação – Outro componente presente nas provas de concurso são as redações. É muito comum que, além das provas citadas acima, os candidatos também tenham de passar por isso.

Teste físico – Em alguns casos, o preparo físico do candidato será testado e terá caráter eliminatório. Normalmente, concursos ligados às forças armadas e à polícia aplicam essa prova.

Testes psicológicos – Alguns cargos exigem que seus ocupantes sejam pessoas equilibradas emocionalmente. Por isso, a necessidade que ele passe por testes que colocarão à prova o grau de equilíbrio e sanidade do candidato.

Vantagens:

  • Maior estabilidade;
  • Relativamente pouca pressão, se comparado ao mercado privado;
  • Uma série de benefícios como férias, 13°, outros.

Desvantagens:

Antes da aprovação

  • A incerteza da aprovação. Por mais que o candidato estude, ele nunca terá certeza absoluta se ele irá passar, até que, de fato, a chance vire realidade;
  • O custo de oportunidade, ou seja, enquanto o concurseiro está fora do mercado, estudando, ele está deixando de ocupar uma vaga no mercado e deixando, assim, de ganhar dinheiro.

Após a aprovação

  • Relativamente baixa projeção de crescimento;
  • Em muitos casos, o trabalho é mecânico e repetitivo;
  • Baixa motivação e comodismo devido à situação “confortável”.

 
Perfil de pessoas que optam por esse caminho:

Normalmente, os profissionais que escolhem esse caminho são pessoas que buscam uma vida mais tranquila e estável. Abrem mão de ganhar “muito” dinheiro pela tranquilidade que esse estilo de vida proporciona. Pessoas que gostam e/ou têm facilidade para estudar também se enquadram nesse caminho.


Obs: Essas são apenas algumas características que podemos citar. Obviamente, pessoas com esse mesmo perfil podem seguir outras carreiras, assim como pessoas de perfil diferente do citado podem seguir esse caminho.

Para você que tem o sonho de ser aprovado em um concurso, conheça e adquira o Curso “ Como Passar em Vestibular e Concurso ”, elaborado pelo CPT- Centro de Produções Técnicas em parceria com a professora Gamali Rodrigues, que possui grande experiência em preparação de estudantes para vestibulares e concursos.

 

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

 

Victor Monteiro 18-02-2013 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.