Fique por dentro de dicas importantes para uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um dos principais passos para o ingresso no mercado de trabalho. Embora para muitos candidatos seja fácil se mostrar naturalmente confiante, demonstrando capacidade para o cargo, muitos ainda sentem que precisam aprender a se preparar corretamente.

Para uma entrevista de sucesso, não basta conhecer as principais “regras” de comportamento e até mesmo as perguntas preferidas dos entrevistadores. Alguns fatores ainda são desconhecidos pela maioria dos candidatos.

 Para obter sucesso em sua entrevista, é preciso:

-Evitar frases feitas

Em uma entrevista, nem sempre as perguntas têm respostas precisas. Dessa maneira, é importante mostrar ao entrevistador que ele está diante de um candidato que possui a habilidade de pensar e elaborar argumentos que sejam aceitos e que façam sentido.

É normal que, antes de uma entrevista de emprego, o candidato faça pesquisas relacionadas às perguntas que possam vir a ser questionadas. Dentre elas, uma bastante comum é: “Qual é o seu maior defeito?”

A ansiedade é a resposta favorita de muitos candidatos. Mas poucos sabem que ela não é defeito, e sim, uma virtude. É graças à ansiedade que os funcionários conseguem sobreviver aos predadores do escritório. Defeito mesmo é ficar tranquilo e sossegado na hora do perigo.

Muitos candidatos também respondem que são muito perfeccionistas, afinal, é um defeito que parece virtude. Pelo menos é isso o que a maioria pensa.

Um legítimo perfeccionista tem dificuldade de adaptação a ambientes que não possuem total independência. Além disso, para ele nunca está nada bom, nem seu próprio trabalho nem o dos colegas. O perfeccionista não consegue delegar tarefas, porque não acredita nos outros e sempre quer provar que é o melhor. Muitas vezes, está mais preocupado com os detalhes do que com o resultado final. Dessa maneira, no mundo corporativo, o perfeccionismo é um grave defeito.

-Conhecer o que a empresa espera de seus funcionários

Antes de qualquer entrevista de emprego, é importante e necessário que o candidato conheça a empresa, seus objetivos e propósitos. Por exemplo, é importante conhecer sua missão, visão, e ainda, informações que muitas vezes estão mais obscuras, passando despercebidas.

Um candidato que tem total conhecimento da empresa é capaz de dar respostas relacionadas a ela, fazendo uso de fatos verídicos juntamente às respostas que soam “adequadas” pelos entrevistadores.

-Falar apenas o suficiente nas entrevistas

Existem duas perguntas que complicam os candidatos. Por sua vez, os recrutadores consideram-nas as mais fáceis de qualquer entrevista, porém, na maioria das vezes, não ficam bem esclarecidas pelos entrevistados.

Quando o entrevistador diz: “Fale um pouco sobre você”, é importante ser sucinto, relatando apenas as experiências que são mais importantes para o início de conversa. Muitos candidatos se empolgam e acabam fugindo ao propósito da entrevista.

O recrutador ainda pode vir a perguntar: “Mais alguma coisa para acrescentar?”. Nesse momento, a melhor resposta é dizer: “Não, muito obrigado pela oportunidade”. Ao contrário do que se pensa, essa é uma pergunta que encerra a entrevista, mostrando que o entrevistador está satisfeito. Falar pouco é melhor do que falar muito.

A maioria dos manuais ensinam tudo, menos o detalhe da autenticidade. Ser autêntico nas entrevistas é mostrar integridade, legitimidade e sinceridade. É preciso que exista um equilíbrio entre o que entrevistador espera e o que o candidato realmente pode oferecer.

Para entender melhor sobre processos de recrutamento e seleção, conheça e adquira o Curso "Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas em parceria com o Professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, consultor de várias empresas em todo o Brasil.

 

Escrito por: Paula Leal de Oliveira Martins

Emprego e Renda 16-04-2013 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.