A palavra holística vem do grego e significa igual ao todo. Dessa forma, o que é holístico busca agregar o todo e não apenas partes isoladas. Nessa linha de raciocínio, o Marketing Holístico integra diversas áreas relacionadas ao marketing, como o Marketing Integrado, Marketing de Relacionamento, Marketing Interno e Marketing Socialmente Responsável. É uma expressão que foi utilizada por Philip Kotler e Kevin Lane Keller, indicando uma abordagem de desenvolvimento, implementação de programas e processos de marketing, que reconhecem a amplitude e a interdependência de seus efeitos, harmonizando todas as complexidades de suas atividades.
O Marketing Holístico é um conceito recente. Ele visa às necessidades das empresas que utilizam o marketing como uma ferramenta ética, trazendo o desejo do consumidores atrelado ao fornecedores.
Nessa nova orientação, as vendas e o suporte ao cliente caminham conjuntamente, formando uma parceria que amplia o seu customer share. Ambas objetivam construir e identificar a percepção de valor dos seus clientes e, a partir daí, os empresários compõem o preço de seus produtos.
Como exemplo prático, é fácil visualizar o Marketing Holístico aplicado em uma festa de aniversário: os docinhos fazem parte do todo e não estão à parte da festa. A festa não é algo à parte dos docinhos. Resumindo... É como se os dois fossem um só e não pudessem se separar, não podendo ser analisados isoladamente.
O curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT Centro de Produções Técnicas, traz um conteúdo completo relacionado ao Marketing e suas práticas, bem como todo o conjunto de ações que você deve implantar na sua empresa para estimular o consumidor a adquirir o seu produto.
Escrito por: Paula Leal de Oliveira Martins