Endomarketing: o marketing "para dentro" da organização

O Endomarketing é uma das mais novas áreas do marketing administrativo, que busca adaptar as estratégias e elementos do marketing tradicional para uso no ambiente interno das corporações. Ele estimula a participação dos trabalhadores, já que é essencial à existência humana.

Nos dias atuais, o Endomarketing vem sendo apresentado como uma alternativa para fazer com que o comprometimento dos empregados junto aos objetivos das organizações sejam alavancados. Da mesma forma, ele é visto como uma ferramenta de extrema importância para a empresa, uma vez que objetiva fazer com que o seu colaborador se torne um aliado, fortalecendo seus relacionamentos e compartilhando seus objetivos, fazendo com que ele atrele o seu sucesso com o sucesso da empresa.

O colaborador deve se sentir motivado e satisfeito com seu ambiente de trabalho, para que se comprometa com as metas pré-estabelecidas e alcance os objetivos. Dessa maneira, as empresas devem sempre procurar desenvolver ações que estejam focadas no bem-estar de seus colaboradores, visando à eterna melhoria da produção e da capacidade intelectual das equipes.

Como exemplo de Endomarketing de sucesso, podemos citar o caso do Mc Donald's de Portugal, que desenvolveu uma ação de Endomarketing que pode gerar algumas ideias para futuros projetos em empresas nacionais. A marca em questão vem fazendo um trabalho, ao longo dos anos, que vai desde o trabalho para a melhoria na gestão da qualidade, até a fidelização com o consumidor, além de renovar seus espaços para transformá-los em locais de lazer. Tudo para apagar a imagem ruim que fora atribuída à empresa no passado.

Na ação de Endomarketing, os colaboradores relatam suas condições de trabalho, formação, desenvolvimento e oportunidade de carreira, e ainda são protagonistas de documentários que relatam suas histórias de sucesso. Denominada “Vidas com M”, essa ação de Endomarketing conta com certa de 6300 colaboradores do Mc Donald's, tornando-se um exemplo nato de valor da empresa com seu cliente interno.

Ao expor suas histórias mundo afora, o colaborador se sente parte importante da empresa e passa a cultivar certo orgulho e motivação pela atividade que desenvolve. A partir daí, a ação de Endomarketing só tem a contribuir com o desenvolvimento do Mc Donald's: o tempo é melhor aproveitado, o ambiente de trabalho torna-se mais harmonioso e todos buscam pelo mesmo objetivo, por saberem que fazem parte de um mesmo propósito, alavancando uma reação em cadeia.

Dessa maneira, entende-se que o processo de implantação do Endormarketing é viável, possível e necessário, já que contribui para o fortalecimento das empresas. Por outro lado, ele não representa a cura para todos os males da organização, mas tem grande utilidade sob o ponto de vista da valorização das equipes, em todas as situações, contribuindo para a minimização dos aspectos positivos da relação de trabalho, proporcionando um clima de satisfação generalizado, melhorando o sistema de comunicação entre os níveis hierárquicos e o conhecimento informacional sobre a empresa.

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Escrito por: Paula Leal de Oliveira Martins

Emprego e Renda 25-06-2013 Matérias

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