De que maneira a sustentabilidade ambiental pode se tornar uma aliada na sua empresa?

Sustentabilidade vai além do ambientalismo e envolve questões econômicas e sociais. Muitas organizações estão cada vez mais cientes da sua importância.

O conceito de Sustentabilidade Ambiental é bastante complexo. Não se trata apenas de separar o lixo ou usar utensílios pessoais, ao invés de descartáveis. Essas práticas são válidas, com resultados imediatos, mas não são as únicas que devem ser incorporadas pela empresa. Ser sustentável vai muito além da questão ambiental, envolve questões econômicas e sociais. Não adiantam as práticas empresariais, ecologicamente corretas, se os colaboradores são abusados, por exemplo. É preciso que exista um equilíbrio entre estes três pilares.

Atualmente, discussões e notícias a respeito da sustentabilidade são muito decorrentes, mas insuficientes para que as empresas realmente abracem essa prática. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ilos, no Brasil, as organizações estão cada vez mais cientes da importância da sustentabilidade. Seis, em cada dez empresas brasileiras, compreendem que as mudanças climáticas causam certo impacto em suas cadeias produtivas. Além disso, quase metade das empresas nacionais possuem políticas voltadas para o setor da sustentabilidade.

Esse é um cenário relativamente novo, que veio se fortalecendo nos últimos dez ou quinze anos. Dessa maneira, existe a tendência de que as novas gerações levem essa questão mais a sério, uma vez que nasceram em um mundo que propagam o desenvolvimento sustentável.

Por ser uma realidade presente em praticamente metade das empresas nacionais, as organizações que ainda não possuem nenhuma prática voltada para a sustentabilidade deveriam começar a considerá-las. Ao contrário do que se pensa, não são práticas caras, com um alto orçamento. Existem casos de diminuição do custo da produção ao reaproveitar a matéria-prima desperdiçada na produção. Além disso, pequenos incentivos aos funcionários, como a participação em ONGs, por exemplo, podem ter um efeito considerável.

De acordo com Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, professora do "Curso Marketing para Pequenas Empresas", elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, as ações de captação de clientes devem ser coerentes com a realidade financeira da empresa e com a real efetividade que essas estratégias terão dentro desta.

Dessa maneira, as empresas que ainda pensam que a sustentabilidade ambiental empresarial não é economicamente viável, ou não dão a devida importância para essa questão, seguem outros dados: segundo o instituto que realizou a pesquisa, dois, em cada três clientes, exigem soluções sustentáveis para o serviço ou produto que adquirem. Nos próximos anos, esse cenário ficará ainda mais exigente. Caso a empresa não ofereça soluções verdes, muito provavelmente não conseguirá se manter no mercado, passando a ser rejeitada pelos clientes.

Escrito por: Paula Leal de Oliveira Martins

Emprego e Renda 26-07-2013 Matérias

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