Por que o café da manhã é tão importante para a saúde?

Segundo Anderson Luiz Silva, professor do Curso a Distância CPT Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel, em Livro+DVD e Curso Online, “o café da manhã é uma...

 


 

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia e, por esse motivo, deve ser farta e conter alimentos essenciais para uma boa alimentação

Segundo Anderson Luiz Silva, professor do Curso a Distância CPT Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel, “o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia e, por esse motivo, deve ser farta e conter alimentos essenciais para uma boa alimentação”. São inúmeras as respostas para essa pergunta veja:

- Manter um estado nutricional adequado

O café da manhã é a primeira refeição do dia e deve ser responsável por 20% a 25% das calorias diárias.

- Ajudar a manter ou reduzir o peso corporal

Uma boa alimentação matinal ajuda a não sobrecarregar nas demais refeições do dia, evitando, assim, a ingestão excessiva de alimentos. O fracionamento das refeições ao   longo   do   dia,   com  a   inclusão   do   desjejum,   contribui   para   o metabolismo energético adequado, ou seja, ajuda a equilibrar melhor o que consumimos e o que gastamos.

- Melhora o rendimento intelectual e físico

O café da manhã, farto e nutritivo, fornece energia para enfrentar a jornada diária com mais vigor e disposição.   As   pessoas   habituadas   à   refeição   matinal   têm   melhor desempenho   em   testes   de   memória   e   na   resolução   de   problemas. Crianças apresentam   melhor  resultado cognitivo  e  rendimento  escolar quando tomam café da manhã farto e nutritivo.

- Favorece o trânsito intestinal

O café da manhã garante maior equilíbrio do  organismo, o que  contribui para evitar  o consumo compulsivo de alimentos,   principalmente   ricos   em   gordura   e   açúcar.   Isso   possibilita maior equilíbrio no trânsito intestinal e melhora os níveis de colesterol presentes na corrente sanguínea.

Um fato curioso é que, mesmo diante de pontos importantes como os descritos anteriormente, muitas pessoas vêm o café da manhã de uma forma bastante simplória, sendo, inclusive, ignorado, em alguns casos. No entanto, a ciência considera o desjejum entre as principais refeições do ser humano.

Segundo   informações   publicadas   no  Journal   of   the   American   Dietetic Association, em 2003, os nutrientes não consumidos nas primeiras horas do dia jamais serão compensados em outras refeições diárias, sendo esta mais uma justificativa para que as pessoas deem a devida importância para o desjejum matinal.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Hotelaria.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 26-09-2016 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.