Paisagismo - excelente oportunidade de negócio

Todo profissional da área de paisagismo, usando técnicas adequadas e criatividade, pode projetar e implantar diversos tipos de Jardins. Eles podem ser verticais (ou seja,...

Todo profissional da área de paisagismo, usando técnicas adequadas e criatividade, pode projetar e implantar diversos tipos de Jardins

Todo profissional da área de paisagismo, usando técnicas adequadas e criatividade, pode projetar e implantar diversos tipos de Jardins. Eles podem ser verticais (ou seja, montados sobre paredes), suspensos, ou ainda secos (montados sobre pedras), artificiais (usando elementos artificias na sua composição), naturais (usando apenas elementos naturais na sua composição) ou internos (projetados para ambientes fechados), entre diversas outras características.

Outra forma de classificação de jardins leva em consideração sua identidade cultural, sua origem, o que corresponde a um estilo, por exemplo: jardim tropical, inglês, francês ou oriental. Ao se projetar um jardim, no entanto, é de fundamental importância levar em consideração o conceito de estilo, uma vez que ele, na verdade, se relaciona intimamente com a forma de vida de cada povo.

Se você tem afinidades com o paisagismo e procura uma oportunidade de negócio, conheça um pouco sobre os estilos de jardins mais praticados

- Clássico (Renascentista)

Trata-se de um jardim mais formal, comportado, com grande equilíbrio nas formas geométricas e traços simétricos. São usados canteiros com formas bem definidas, como círculos, retângulos, triângulos e semicírculos, que se combinam para compor uma paisagem projetada usando régua, esquadro e compasso, mostrando a aplicação do domínio da geometria.

- Selvagem ou Contemporâneo

Trata-se de um jardim desarrumado, propositalmente, em que se privilegia a natureza e a descontração, ao formar grandes moitas salpicadas de flores. Nele se busca uma paisagem mais campestre, sempre alegre e florida, procurando garantir certa integração entre o jardim e a casa.

- Rochoso

Também conhecido como Seco ou Desértico, é um jardim planejado especificamente para locais onde dominam os climas quentes e, ou agrestes, ou para imitar esses ambientes. É um estilo em que se usa intensamente da presença de composições com pedras de todos os tipos, tentando reproduzir uma paisagem árida. Nele, há presença de plantas como cactus, agaves, yucas e outras espécies suculentas.

- Japonês

Além das características normais de qualquer jardim, com presença de plantas combinadas de forma esteticamente agradável, o jardim japonês é projetado de maneira que cada planta seja valorizada (apesar de utilizar um número pequeno de espécies), e que os recantos criados tenham por objetivo levar as pessoas à meditação. Neles, encontramos elementos como os seixos, água e as lamparinas de pedra. Uma espécie praticamente obrigatória no Jardim oriental é o bambu, que pode ser colocado no jardim, formando moitas ou ainda uma cerca viva, como fundo.

- Tropical

É um estilo em que toda a exuberância da flora das regiões tropicais está presente. O mais importante é que são utilizadas predominantemente espécies nativas. São utilizadas árvores como flamboyant, sibipiruna e jasmim, manga, além de arbustos como hibiscus, bugainvillea, dracenas, cordiline e Scheflera; palmeiras de várias espécies e folhagens. O revestimento do piso com gramado também é muito usado, para preencher espaços e para interligar e integrar os diversos elementos.

- Ecológico

Nesse estilo de jardim, busca-se a interação da planta com o ser humano e seu mundo. Neste estilo, há grande esforço por atrair e manter condições para vida de animais silvestres de pequeno porte, especialmente pássaros, o que torna indispensável a presença de água para banho e bebida para os animais. Por tudo isso, o jardim, mesmo que doméstico, passa a ser uma pequena estação ecológica, que contribui para a conservação do meio ambiente, porque amplia as condições de sobrevivência de plantas e animais, especialmente das aves.

- Árabe

Esse jardim apresenta fontes e grandes pátios internos em sua estrutura. É bastante encontrado na Espanha, que é um país que sofreu forte influência da cultura árabe ao longo de sua história.

- Clean

Trata-se de um jardim visualmente mais limpo, com poucas espécies de plantas ornamentais. Geralmente, acompanha a tendência contemporânea de construções com linhas mais retas. Tem menos flores e mais folhagem arbustivas que os demais, com muita grama, o que significa menor exigência em termos de manutenção.

Conheça o Curso CPT Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins.

Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 24-08-2015

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.