A palavra coaching deriva da palavra inglesa coach, que significa treinador. Este, por sua vez, tem o objetivo de motivar e encorajar o seu cliente na busca por seus objetivos, ensinando-o novas técnicas importantes que facilitem o seu aprendizado.
Entretanto, o sucesso desse profissional não depende apenas do desenvolvimento de competências empreendedoras, é necessário que se adquira um certo domínio do coaching, por meio de cursos de formação, leituras, participação em grupos de discussão e de estudos, sendo estas práticas constantes. Como qualquer outra profissão, é preciso muita dedicação para saber desenvolver com qualidade todas as ferramentas disponíveis. Para Gamali Rodrigues Gomide, professora do curso Sua Imagem a Chave do Sucesso - Marketing Pessoal, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas quem se preza, busca se apresentar bem e procura sempre o autodesenvolvimento, pois sabe que assim procedendo, as portas da vida e do sucesso se abrem mais facilmente.
O primeiro passo para o sucesso consiste em direcionar as suas experiências empreendedoras. Você conhece a fundo qual é o gap comportamental que está atrasando a sua carreira? Avalie o seu nível de satisfação em algumas competências indispensáveis para o sucesso profissional como coaching:
1. Especialização
Remete a quanto você domina o seu nicho de mercado. Um coach generalista estará sempre à procura de clientes, enquanto estes preferem contratar especialistas. Dessa maneira, é importante se especializar naquela área que mais lhe agrada, contribuindo para o posicionamento em áreas específicas.
2. Disciplina
Significa cumprir com promessas no prazo estipulado. Pessoas disciplinadas são capazes de cumprir, com responsabilidade, suas obrigações e compromissos.
3. Persistência e Resiliência
Estas duas características são chaves de extrema importância para o sucesso. Algumas vezes, os resultados podem levar um tempo para aparecer, e, dessa maneira, o coach deve saber se controlar emocionalmente para colher os frutos do seu trabalho.
4. Habilidades sociais
Estas habilidades são essenciais para se estabelecer parcerias e fortalecer a credibilidade, tornando-se referência no meio em que atua.
5. Aproveitar as oportunidades
É muito importante saber visualizar as oportunidades e saber aproveitá-las. Algumas pessoas possuem facilidade em enxergá-las, mas não tomam atitudes cabíveis para aproveitá-las. Dessa forma, ao vislumbrar uma oportunidade interessante, crie um planejamento e execute-o.
6. Habilidades em vendas
Esta habilidade é extremamente importante para fazer com que o seu público-alvo enxergue os seus serviços como uma necessidade. Você pode ser um coaching extremamente competente, mas se o seu público não entender isso, nada adianta. Tal habilidade em vendas envolve um marketing assertivo e eficaz, além de uma boa comunicação.
Após visualizar onde estão as possíveis carências de suas habilidades, busque soluções para desenvolver as que estão em baixa. Além do autodesenvolvimento, é interessante firmar parcerias com pessoas que possuem habilidades complementares às suas.
Escrito por: Paula Leal de Oliveira Martins