Descubra as habilidades necessárias de um coach

O mercado de coaching está em grande crescimento. Saiba quais são as principais habilidades desse profissional.

O mercado de coaching está em grande crescimento. Saiba quais são as principais habilidades desse profissional.

Descubra as habilidades necessárias de um coachA palavra coaching deriva da palavra inglesa coach, que significa treinador. Este, por sua vez, tem o objetivo de motivar e encorajar o seu cliente na busca por seus objetivos, ensinando-o novas técnicas importantes que facilitem o seu aprendizado.

Entretanto, o sucesso desse profissional não depende apenas do desenvolvimento de competências empreendedoras, é necessário que se adquira um certo domínio do coaching, por meio de cursos de formação, leituras, participação em grupos de discussão e de estudos, sendo estas práticas constantes. Como qualquer outra profissão, é preciso muita dedicação para saber desenvolver com qualidade todas as ferramentas disponíveis. Para Gamali Rodrigues Gomide, professora do curso “Sua Imagem a Chave do Sucesso - Marketing Pessoal”, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas quem se preza, busca se apresentar bem e procura sempre o autodesenvolvimento, pois sabe que assim procedendo, as portas da vida e do sucesso se abrem mais facilmente.

O primeiro passo para o sucesso consiste em direcionar as suas experiências empreendedoras. Você conhece a fundo qual é o gap comportamental que está atrasando a sua carreira? Avalie o seu nível de satisfação em algumas competências indispensáveis para o sucesso profissional como coaching:

1. Especialização

Remete a quanto você domina o seu nicho de mercado. Um coach generalista estará sempre à procura de clientes, enquanto estes preferem contratar especialistas. Dessa maneira, é importante se especializar naquela área que mais lhe agrada, contribuindo para o posicionamento em áreas específicas.

2. Disciplina

Significa cumprir com promessas no prazo estipulado. Pessoas disciplinadas são capazes de cumprir, com responsabilidade, suas obrigações e compromissos.

3. Persistência e Resiliência

Estas duas características são chaves de extrema importância para o sucesso. Algumas vezes, os resultados podem levar um tempo para aparecer, e, dessa maneira, o coach deve saber se controlar emocionalmente para colher os frutos do seu trabalho.

4. Habilidades sociais

Estas habilidades são essenciais para se estabelecer parcerias e fortalecer a credibilidade, tornando-se referência no meio em que atua.

5. Aproveitar as oportunidades

É muito importante saber visualizar as oportunidades e saber aproveitá-las. Algumas pessoas possuem facilidade em enxergá-las, mas não tomam atitudes cabíveis para aproveitá-las. Dessa forma, ao vislumbrar uma oportunidade interessante, crie um planejamento e execute-o.

6. Habilidades em vendas

Esta habilidade é extremamente importante para fazer com que o seu público-alvo enxergue os seus serviços como uma necessidade. Você pode ser um coaching extremamente competente, mas se o seu público não entender isso, nada adianta. Tal habilidade em vendas envolve um marketing assertivo e eficaz, além de uma boa comunicação.

Após visualizar onde estão as possíveis carências de suas habilidades, busque soluções para desenvolver as que estão em baixa. Além do autodesenvolvimento, é interessante firmar parcerias com pessoas que possuem habilidades complementares às suas.

Escrito por: Paula Leal de Oliveira Martins

Paula Martins 17-09-2013 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.