O que é e quais os tipos de pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado permite uma melhor compreensão de um determinado público-alvo ou segmento

O que é e quais os tipos de pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado permite uma melhor compreensão de um determinado público-alvo ou segmento. Ela pode ser tanto qualitativa como quantitativa. Com o auxílio de questionários ou formulários, são coletadas informações importantes sobre os consumidores e o mercado. O objetivo principal é reunir dados qualitativos e quantitativos que ajudem o empreendedor a viabilizar ou otimizar os negócios.

Na pesquisa de mercado qualitativa, chega-se a padrões sobre o perfil dos clientes e suas intenções de compra. Já na pesquisa de mercado quantitativa, chega-se a dados estatísticos em busca de respostas. Ambas são realizadas com a finalidade de identificar se um dado público-alvo tem (ou não) interesse pelo produto ou serviço em desenvolvimento ou a ser oferecido pela empresa.

Na verdade, a pesquisa de mercado é uma ferramenta, que permite um maior entendimento quanto às principais necessidades do consumidor, além de possibilitar a análise dos concorrentes e facilitar a identificação de tendências. Ao contrário do que muitos imaginam, a pesquisa de mercado pode ser realizada tanto para a abertura de uma nova empresa como para ajudar no planejamento estratégico de uma empresa já atuante no mercado.

Análise da concorrência


A análise da concorrência mostra as principais empresas, que atuam de forma relevante no mercado, ou seja, os concorrentes. Nessa pesquisa, deve-se perguntar aos consumidores qual a opinião que eles têm sobre esses concorrentes e quais os diferenciais dos produtos ou serviços oferecidos por eles. Além disso, deve-se identificar quais as estratégias utilizadas pelos concorrentes e se elas realmente têm surtido bons resultados no segmento.

Buyer persona


Quando falamos na pesquisa da buyer persona, nós nos referimos à pesquisa do cliente ideal, a partir de dados reais sobre o seu perfil e os seus hábitos de consumo. Exemplificando: ao invés de pesquisar um público-alvo formado por mulheres mineiras de 40 anos com renda média, deve-se pesquisar Rita, 40 anos, professora do ensino médio, moradora de Belo Horizonte, com renda mensal de R$ 5 mil, que cursa pós em Linguística e busca lecionar no Ensino Superior.

Para obter essas informações tão detalhadas, a pesquisa de mercado voltada para a buyer persona deve ser minuciosa, com base não apenas no perfil do consumidor, como também nos seus hábitos de consumo, nos seus interesses e nas suas necessidades.

Intenção de compra


Por meio da pesquisa de intenção de compra, é possível saber se o público-alvo compraria um produto ou serviço em desenvolvimento ou a ser oferecido pela empresa. Mas como isso pode ser feito? Com base em uma amostra representando o cliente ideal e com a elaboração de um questionário com perguntas sobre se ele compraria ou contrataria determinado produto ou serviço, com que frequência o usaria e quanto estaria disposto a pagar por ele.

Market share


Quando a pesquisa tem o objetivo de mostrar qual a fatia do mercado abrangida pela empresa, servindo como guia para seu posicionamento no mercado, nós nos referimos à market share. Para isso, é importante tomar como base os índices de referência (benchmarks) do setor de atuação da empresa e buscar saber qual a impressão dos consumidores sobre cada uma das marcas contidas na lista.

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Fonte: blog.contaazul.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 30-06-2021 Artigos

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