Escolher um nome para a empresa não é tarefa fácil, requer muito cuidado. Afinal, as interpretações podem ser inúmeras por parte dos consumidores. Portanto, é fundamental seguir alguns critérios para que o nome da empresa transmita algo positivo, objetivo e forte. Principalmente se também for o nome da marca. Sonoridade, brevidade, independência autoral, inovação e criatividade são aspectos determinantes na escolha.
Tenha cautela em relação a nomes estrangeiros
Muitos empresários acham que nomes estrangeiros agregam requinte e status à empresa. Entretanto, é preciso muito cuidado para não criar equívocos, confusões, interpretações inadequadas. Por tais motivos, apenas escolha nomes em outra língua se você conseguir formar um significado na marca que justifique o nome estrangeiro. O ideal é criar nomes que estejam no contexto das pessoas, que façam parte da sua realidade, dos seus costumes.
Pense em nomes com boa sonoridade
A simplicidade é fator-chave para criar o nome da empresa. Portanto, prefira nomes com boa sonoridade, que sejam de fácil pronúncia e entendimento. Quem nunca se confundiu ao pronunciar nomes complexos, difíceis de serem pronunciados? Sem falar que tais nomes podem levar a erros de interpretação, o que pode prejudicar a empresa. Com inovação e bom gosto, podem surgir ideias surpreendentes!
Prefira nomes simples e breves
Não é coincidência que a Apple recomenda nomes curtos para as empresas. Além de serem mais fáceis de pronunciar, são mais simples de memorizar. Portanto, a brevidade dos nomes é fator-chave para que sua empresa seja rapidamente conhecida e ganhe referência no mercado. Em geral, corporações com nomes extensos são lembradas em forma de siglas, como é o caso da empresa norte-americana IBM. Muito mais fácil de decorar, não é mesmo?
Respeite a independência autoral dos nomes
Para respeitar a independência autoral dos nomes, é preciso pesquisar o histórico dos diversos nomes no mercado. Isso evita repetições e problemas futuros. Assim que escolher o nome da empresa, é fundamental registrá-lo no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Este é o melhor meio para quem pretende se consolidar no mercado. Mas é possível fazer o registro do domínio na internet procedimento mais rápido e simples.
Escolha um nome diferente e inovador
Evite criar nomes similares aos de empresas já existentes no mercado. Forme um nome que seja impactante e inovador. Afinal, a originalidade é um diferencial no mundo dos negócios. Dessa forma, ele poderá se fundir ao significado da marca com naturalidade e rapidez. Mas criar um nome diferente não significa inventar um nome de difícil compreensão, que confunda o consumidor. Seja simples e breve!
Fonte: Revista PEGN.
Confira os Cursos a Distância da Área Gestão Empresarial.