Como escolher o nome da empresa

É fundamental seguir alguns critérios para que o nome da empresa transmita algo positivo, objetivo e forte.

É fundamental seguir alguns critérios para que o nome da empresa transmita algo positivo, objetivo e forte


Escolher um nome para a empresa não é tarefa fácil, requer muito cuidado. Afinal, as interpretações podem ser inúmeras por parte dos consumidores. Portanto, é fundamental seguir alguns critérios para que o nome da empresa transmita algo positivo, objetivo e forte. Principalmente se também for o nome da marca. Sonoridade, brevidade, independência autoral, inovação e criatividade são aspectos determinantes na escolha.

Tenha cautela em relação a nomes estrangeiros

Muitos empresários acham que nomes estrangeiros agregam requinte e status à empresa. Entretanto, é preciso muito cuidado para não criar equívocos, confusões, interpretações inadequadas. Por tais motivos, apenas escolha nomes em outra língua se você conseguir formar um significado na marca que justifique o nome estrangeiro. O ideal é criar nomes que estejam no contexto das pessoas, que façam parte da sua realidade, dos seus costumes.

Pense em nomes com boa sonoridade

A simplicidade é fator-chave para criar o nome da empresa. Portanto, prefira nomes com boa sonoridade, que sejam de fácil pronúncia e entendimento. Quem nunca se confundiu ao pronunciar nomes complexos, difíceis de serem pronunciados? Sem falar que tais nomes podem levar a erros de interpretação, o que pode prejudicar a empresa. Com inovação e bom gosto, podem surgir ideias surpreendentes!

Prefira nomes simples e breves

Não é coincidência que a Apple recomenda nomes curtos para as empresas. Além de serem mais fáceis de pronunciar, são mais simples de memorizar. Portanto, a brevidade dos nomes é fator-chave para que sua empresa seja rapidamente conhecida e ganhe referência no mercado. Em geral, corporações com nomes extensos são lembradas em forma de siglas, como é o caso da empresa norte-americana IBM. Muito mais fácil de decorar, não é mesmo?

Respeite a independência autoral dos nomes

Para respeitar a independência autoral dos nomes, é preciso pesquisar o histórico dos diversos nomes no mercado. Isso evita repetições e problemas futuros. Assim que escolher o nome da empresa, é fundamental registrá-lo no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Este é o melhor meio para quem pretende se consolidar no mercado. Mas é possível fazer o registro do domínio na internet – procedimento mais rápido e simples.

Escolha um nome diferente e inovador

Evite criar nomes similares aos de empresas já existentes no mercado. Forme um nome que seja impactante e inovador.  Afinal, a originalidade é um diferencial no mundo dos negócios.  Dessa forma, ele poderá se fundir ao significado da marca com naturalidade e rapidez. Mas criar um nome diferente não significa inventar um nome de difícil compreensão, que confunda o consumidor. Seja simples e breve!

Fonte: Revista PEGN.

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Andréa Oliveira 14-11-2016 Artigos

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