Passamos por um momento de crise, com alto índice de desemprego. Portanto, quem está empregado e pretende continuar na empresa deve tomar uma série de cuidados para não ser demitido. Salvo se o funcionário está insatisfeito com a corporação e quer buscar novos desafios, você, que gosta de onde trabalha e quer estabilidade, deve lutar por seus objetivos, sempre disposto a aprender e a crescer profissionalmente.
Gostar da empresa onde trabalha já é um passo adiante, mas isso não é o bastante! É preciso evitar comentários negativos sobre empresa, colegas de trabalho e chefia. Da mesma forma, é fundamental reciclar os conhecimentos, sempre se manter atualizado e mostrar disposição para o trabalho. Também é importante não chegar atrasado e mostrar comprometimento, sendo produtivo e proativo.
Evite comentários negativos e maldosos
Em uma corporação, várias vezes, escutamos comentários maldosos e negativos sobre a empresa, os colegas de trabalho e o chefe. Quando isso acontecer, não dê ouvidos, mude de assunto ou vá para outro lugar. Lembre-se de que as notícias voam e logo chegam à direção. Portanto, tome bastante cuidado e seja sempre discreto e polido.
Sempre que puder, recicle seus conhecimentos
Nem sempre é possível fazer cursos e treinamentos, mas assim que tiver oportunidade, busque a melhor qualificação. Aprender novos idiomas ou se atualizar em relação às linguagens tecnológicas podem ser um diferencial para que você cresça na empresa. Certamente seu chefe o verá com outros olhos e o destacará dentre os demais funcionários.
Seja eficiente, produtivo e comprometido com o trabalho
Eficiência e produtividade são as principais qualidades de todo funcionário comprometido e responsável. A empresa o contratou para que os resultados sejam positivos e os negócios prosperem no mercado. Portanto, se você só enrola no trabalho, chega atrasado e joga conversa fora, as chances de ser demitido são enormes. Mostre dedicação total à empresa, pois essa é a garantia de sua estabilidade profissional.
Mantenha um bom relacionamento interpessoal
As empresas buscam funcionários que sabem se relacionar com os colegas e com o chefe. Por isso, você deve manter uma postura positiva e amigável, sem criar intrigas e mal-entendidos no ambiente de trabalho. Da mesma forma, esteja sempre disposto a ajudar e a compartilhar conhecimentos e ideias. Este é o caminho que poderá levá-lo ao tão almejado crescimento profissional.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Vix.
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