Estilos gerenciais

Você sabe o que são estilos gerenciais? Qual deles combina mais com sua gerência?

 

Estilos gerenciais    Artigo CPT

Gerentes são líderes e cada um assume a formas de gerência que combina mais com sua personalidade e forma de trabalhar,
para isso o professor Marcos Lanna ,do Curso CPT de Treinamento de Gerente de Loja, selecionou alguns estilos gerenciais em que talvez você possa se identificar, dessa forma especificando seu trabalho e sua forma de atender as demandas de seu cargo.


Existem estilos diferentes de liderança e, uma das principais verdades que temos a esse respeito é que não existem estilos melhores ou piores. Podemos afirmar que situações especiais necessitam de pessoas especiais.


Algumas vezes podemos ter as condições para encaminhamento de soluções adequadas para um problema e não para outro. Será que um gerente encarregado de planejar as atividades de uma empresa é também o melhor profissional para resolver uma greve de funcionários?


Nossa abordagem, é evidente, pretende unicamente levantar alguns pontos importantes para reflexão, sendo que o principal deles é que NÃO EXISTE um tipo de estilo melhor que outro. Somos todos seres humanos e, com certeza, complexos em nossas qualidades e limitações. Importante conhecê-las para sabermos melhor como agir. Citaremos abaixo alguns estilos. Esclarecemos que todos possuímos um pouco de cada um.


1. Toma e Controla

São pessoas de ampla capacidade de realização. São indicadas para tarefas inovadoras, que careçam de grandes doses de energia. São realizadores por excelência e gostam do novo e do desafio. Têm dificuldades no trabalho de grupo, já que as metas são normalmente mais importantes que o desenvolvimento das pessoas.


São pessoas dinâmicas, muitas vezes carismáticas, com grande condição de empreender batalhas árduas. Seu foco sempre serão as metas e o grupo deve segui-lo destemidamente. O foco é sempre o objetivo. Ele, com certeza, conseguirá. As dificuldades das pessoas talvez fiquem à margem da sua atenção — os seus resultados não.


2. Mantém e Controla

Esses preferem o conhecido. São ótimos replicadores de processos já estudados e estabelecidos. Gostam da rotina. São a ligação entre o ontem e o amanhã. Em sua mente a manutenção das coisas como estão é um forte indicativo de que amanhã tudo estará bem. “Se já chegamos onde estamos é claro que fizemos o que era certo. Se fizemos o certo antes continuaremos com ele.”


A frase “não mexer em time que está ganhando” é um forte indicativo de sua forma de ver o mundo. Uma das dificuldades desse tipo de posicionamento é a falta de análise das mudanças que acontecem no mercado. Imagine uma loja, nos anos 50, no Brasil, que vendesse chapéus e bengalas. Suponha que essa loja tivesse um gerente com esse Estilo Gerencial. Quanto tempo ele demoraria para acreditar que os produtos de sua loja estavam com os dias contados?


3. Dá e Apoia

Aqui está a pessoa necessária ao desenvolvimento do grupo. Poderíamos dizer ser a “liga” entre as pessoas. São, quando bem orientados, ótimos chefes de equipes onde a cooperação é especialmente necessária. Buscam os resultados necessários sob plena observância das necessidades e possibilidades das pessoas. Gostam de treinar, de auxiliar, de ver as pessoas se desenvolvendo e alcançando metas.


Sua meta é a harmonia entre o objetivo traçado e o crescimento das pessoas a sua volta. São profissionais muito importantes na qualificação da mão-de-obra de uma empresa. Formam líderes, auxiliares, técnicos de modo geral. Sua forma de atuação é mais pessoal, dá margem a alto nível de participação construtiva.


Esse tipo de profissional é o que se encontra mais “na moda” ultimamente, mas você não vai se deixar enganar, não é mesmo? Ele não consegue resolver tudo e, em muitas situações onde existe uma forte pressão de mercado ou mesmo um estresse intenso por ganhos de produtividade, algumas vezes ele não será a pessoa indicada. Como já dissemos, para cada tipo de situação vivida por uma empresa, existe uma solução adequada.


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 31-05-2022 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.