Gerentes são líderes e cada um assume a formas de gerência que combina mais com sua personalidade e forma de trabalhar, para isso o professor Marcos Lanna ,do Curso CPT de Treinamento de Gerente de Loja, selecionou alguns estilos gerenciais em que talvez você possa se identificar, dessa forma especificando seu trabalho e sua forma de atender as demandas de seu cargo.
Existem estilos diferentes de liderança e, uma das principais verdades que temos a esse respeito é que não existem estilos melhores ou piores. Podemos afirmar que situações especiais necessitam de pessoas especiais.
Algumas vezes podemos ter as condições para encaminhamento de soluções adequadas para um problema e não para outro. Será que um gerente encarregado de planejar as atividades de uma empresa é também o melhor profissional para resolver uma greve de funcionários?
Nossa abordagem, é evidente, pretende unicamente levantar alguns pontos importantes para reflexão, sendo que o principal deles é que NÃO EXISTE um tipo de estilo melhor que outro. Somos todos seres humanos e, com certeza, complexos em nossas qualidades e limitações. Importante conhecê-las para sabermos melhor como agir. Citaremos abaixo alguns estilos. Esclarecemos que todos possuímos um pouco de cada um.
1. Toma e Controla
São pessoas de ampla capacidade de realização. São indicadas para tarefas inovadoras, que careçam de grandes doses de energia. São realizadores por excelência e gostam do novo e do desafio. Têm dificuldades no trabalho de grupo, já que as metas são normalmente mais importantes que o desenvolvimento das pessoas.
São pessoas dinâmicas, muitas vezes carismáticas, com grande condição de empreender batalhas árduas. Seu foco sempre serão as metas e o grupo deve segui-lo destemidamente. O foco é sempre o objetivo. Ele, com certeza, conseguirá. As dificuldades das pessoas talvez fiquem à margem da sua atenção — os seus resultados não.
2. Mantém e Controla
Esses preferem o conhecido. São ótimos replicadores de processos já estudados e estabelecidos. Gostam da rotina. São a ligação entre o ontem e o amanhã. Em sua mente a manutenção das coisas como estão é um forte indicativo de que amanhã tudo estará bem. “Se já chegamos onde estamos é claro que fizemos o que era certo. Se fizemos o certo antes continuaremos com ele.”
A frase “não mexer em time que está ganhando” é um forte indicativo de sua forma de ver o mundo. Uma das dificuldades desse tipo de posicionamento é a falta de análise das mudanças que acontecem no mercado. Imagine uma loja, nos anos 50, no Brasil, que vendesse chapéus e bengalas. Suponha que essa loja tivesse um gerente com esse Estilo Gerencial. Quanto tempo ele demoraria para acreditar que os produtos de sua loja estavam com os dias contados?
3. Dá e Apoia
Aqui está a pessoa necessária ao desenvolvimento do grupo. Poderíamos dizer ser a “liga” entre as pessoas. São, quando bem orientados, ótimos chefes de equipes onde a cooperação é especialmente necessária. Buscam os resultados necessários sob plena observância das necessidades e possibilidades das pessoas. Gostam de treinar, de auxiliar, de ver as pessoas se desenvolvendo e alcançando metas.
Sua meta é a harmonia entre o objetivo traçado e o crescimento das pessoas a sua volta. São profissionais muito importantes na qualificação da mão-de-obra de uma empresa. Formam líderes, auxiliares, técnicos de modo geral. Sua forma de atuação é mais pessoal, dá margem a alto nível de participação construtiva.
Esse tipo de profissional é o que se encontra mais “na moda” ultimamente, mas você não vai se deixar enganar, não é mesmo? Ele não consegue resolver tudo e, em muitas situações onde existe uma forte pressão de mercado ou mesmo um estresse intenso por ganhos de produtividade, algumas vezes ele não será a pessoa indicada. Como já dissemos, para cada tipo de situação vivida por uma empresa, existe uma solução adequada.
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Por Eduardo Silva Ribeiro.