Precificação do mix marketing

Um dos fatores cruciais no mix marketing é a precificação, que vai te ajudar a medir o valor do serviço, das horas trabalhas, da mão de obra envolvida e de todos os...

Precificação do mix marketing   Artigo CPT


No mix marketing existem os 4 P's, essenciais para manter uma boa margem de lucro, a Prof.ª Katsuê Mírian Ávilla Watanabe do Curso CPT de Marketing para Pequenas Empresas, diz que eles são: '' Para o funcionamento da empresa ela deve desenvolver o produto certo, sendo aquele que o consumidor precisa; fixar o preço justo e adequado, sendo um preço que dá lucro e deixa o consumidor satisfeito; colocar o produto no lugar certo (ponto ou praça); ou seja, no local onde o consumidor possa comprá-lo com facilidade; e promover o produto incentivando a compra. Esses são os quatro Pês que compõem o mix de Marketing''.


O preço é a parte crucial do mix de marketing, pois tem que levar o cliente a comprar o produto em volume suficiente para se obter lucro. É, também, o elemento mais flexível do mix, pois pode ser mudado rapidamente. O produto só terá sucesso se tiver um preço adequado e justo. Encontrar um preço justo e correto para o produto é uma das funções do marketing. Para isso, você deve se basear em três critérios:

1. Fixação dos seus preços a partir dos preços praticados pela sua concorrência. Se você oferece um diferencial em relação à concorrência, o seu preço pode ser um pouco mais elevado sem, contudo, ser caro demais. Estabeleça o preço justo.
2. A partir da demanda (a procura pelo seu produto). Quanto maior a procura, menor pode ser o preço, pois há maior volume de vendas.
3. E a partir dos custos da empresa para produzir aquele determinado produto. Quanto mais alto o custo, maior deve ser o preço. Daí a importância de baixar, ao máximo, os custos de produção.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- Dos critérios analisados, a empresa só tem controle sobre o valor dos seus custos. Por isso, é preciso que ela saiba dominar os seus gastos para ter uma margem de lucros suficiente, e poder competir no mercado em preço.
- Vender barato significa ter baixa margem de lucro e você fica dependendo excessivamente do volume de vendas. Nesse caso, se há uma queda nas vendas, a empresa pode enfrentar sérias dificuldades.
- O preço baixo muitas vezes é visto como sinônimo de má qualidade.
- Clientes não compram um produto só porque ele é barato. Compram por necessidade.
- Cliente pode preferir pagar mais por um produto idêntico pensando que ele é melhor que o equivalente mais barato.
- A diferenciação dos preços é um ótimo instrumento de marketing para atrair clientes. Procure oferecer mais valor do que preço.
Ofertas baseadas em preços vão atrair consumidores sensíveis ao preço e já compram o seu produto. Uma oferta baseada no valor, no entanto, poderá atingir consumidores que ainda não perceberam que precisam desse produto.

Oferecer valor é:
• Oferecer economia de tempo e esforço ao consumidor;
• O produto deve oferecer vantagens com relação à concorrência, em qualidade, beleza, status;
• O produto deve representar um bom investimento para o consumidor e isto deve ficar claro para ele;
- Por pesquisas, descubra qual o valor que o cliente percebe no seu produto e destaque esses valores em todas as divulgações do produto.
- Analise o poder aquisitivo do cliente, pois se a renda do consumidor for baixa, o item preço terá maior importância.


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Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 27-09-2022 Artigos

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