Franquias brasileiras apresentam bom crescimento

Desde 2015, as franquias brasileiras apresentam bom crescimento mesmo diante da crise econômica. Principalmente as que envolvem os setores: alimentação, hotelaria,...

Só no ano passado, o franchising nacional ultrapassou os 8%, com uma receita de mais de R$ 135 bilhões

Desde 2015, as franquias brasileiras apresentam bom crescimento mesmo diante da crise econômica. Principalmente as que envolvem os setores: alimentação, hotelaria, serviços e acessórios. Só no ano passado, o franchising nacional ultrapassou os 8%, com uma receita de mais de R$ 135 bilhões.

Segundo dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising, o segmento de acessórios pessoais e calçados cresceu 12%; o de negócios e serviços, 10,2%; o de hotelaria e turismo, 9%; e o de alimentação, 8,9%. É bom ressaltar que esses resultados não consideram a inflação acumulada no ano.

Ao todo, foram abertas mais de 12 mil novas unidades franqueadas até o final de 2015. As regiões Centro-Oeste e Nordeste apresentaram maior índice de aumento. “O sistema de franquias tem chegado a cidades com menos de 50 mil habitantes, antes eram 200 mil”, completa o diretor de inteligência de mercado, relacionamento e sustentabilidade da ABF, Claudio Tieghi.

Até mesmo as redes de franchising brasileiras no exterior ultrapassaram o número de 106 (hoje já são 134 franquias fora do país). As principais unidades implantadas no exterior são do segmento alimentação (18%); esporte, saúde, beleza e lazer (17%); acessórios pessoais e calçados (15%). Por outro lado, no Brasil, já foram instaladas 159 franquias estrangeiras.

Estima-se que o franchising aumente até 8% no faturamento, 10% no número de unidades e 6% no total de marcas em 2016. Tudo isso por influência da recessão econômica que aumenta a busca pelas franquias.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista PEGN.

 

Andréa Oliveira 25-02-2016 Notícias

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