A importância da reputação para a carreira

A reputação é importante para a nossa carreira, pois nos dá credibilidade e nos valoriza enquanto profissionais

A reputação é importante para a nossa carreira, pois nos dá credibilidade e nos valoriza enquanto profissionais

A importância da reputação para a carreira
A nossa reputação é importante não apenas na vida pessoal como também no trabalho. Uma carreira de sucesso é alicerçada na boa imagem do profissional, construída nos pilares da ética e da verdade. Mas a forma como nos expressamos verbalmente pode impactar em nossa carreira reduzindo a confiança que as pessoas têm em relação a nós. Sendo assim, é essencial desenvolvermos uma comunicação mais clara, concisa e objetiva, que não permita ambiguidades nem mal-entendidos.

"Algumas técnicas de comunicação interpessoal, como a Programação Neurolinguística, ou PNL, podem nos ajudar a aprimorar e ampliar nossa comunicação com pessoas e grupos, no ambiente profissional e na vida pessoal, de forma efetiva, produtiva e enriquecedora”, afirma Marlene Monteiro, professora do Curso a Distância CPT Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística e Online.

Além de uma boa comunicação com colegas de trabalho, chefes e clientes, a transparência é uma das qualidades mais valorizadas em uma organização. Portanto, não devemos ocultar informações nem disfarçar a veracidade dos fatos. Caso contrário, comprometemos nossa credibilidade e fazemos com que as pessoas não mais se sintam seguras a respeito do que dissemos.

Já nossos gestos, expressões faciais e postura são determinantes na comunicação não verbal. Eles podem indicar se estamos ou não sendo coerentes no momento do discurso, se somos ou não dignos de confiança. Portanto, é fundamental mostrarmos coerência entre linguagem corporal e verbal. O mesmo vale para a forma como nos vestimos. É essencial que nossas roupas sejam apropriadas ao local onde trabalhamos e ao cargo o qual preenchemos na empresa.

A reputação extrapola o mundo físico, devemos monitorar nosso comportamento no universo virtual. No momento em que acessamos as redes sociais, por exemplo, várias pessoas podem entrar em nosso perfil e avaliar nossa postura diante das mais diversas situações. Portanto, muito cuidado! É preciso sabedoria e comedimento para evitar que nossa imagem seja deturpada. E comprometê-la, por imaturidade e insensatez, é inadmissível.

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Treinamento Profissional.

Fonte: administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 24-04-2018 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.