Curso de como montar uma cafeteria

O consumo de café é um hábito entre os brasileiros, seja em casa, no trabalho ou na rua. Saiba como montar uma cafeteria e ter sucesso nesse empreendimento.

O consumo de café é um hábito entre os brasileiros, seja em casa, no trabalho ou na rua. Saiba como montar uma cafeteria e ter sucesso nesse empreendimento.

O hábito de tomar café vem crescendo e se modificando também. O interesse pelos cafés finos cresce acentuadamente e, o que antes era produto de exportação, agora é comercializado no país, atendendo uma demanda de consumidores exigentes. Devido a esse contexto, acontece uma expansão de cafeterias e casas especializadas no ramo.

As primeiras cafeterias surgiram em Meca. Eram casas onde se podiam passar a tarde conversando, lendo, ouvindo música e tomando café. No Oriente essas casas ficaram famosas devido ao luxo que apresentava e as reuniões e lazer de grandes comerciantes que abrigava. Na Europa, as cafeterias começaram a aparecer no século XVII, hábito que posteriormente começou a se espalhar também por suas colônias.

As cafeterias foram cenários de muitos movimentos históricos e ainda hoje fazem parte da tradição de muitas cidades, cativando pelo charme e romantismo – mesmo peso que continua a atrair clientes ainda hoje.

Planejamento e Mercado

Porém, mesmo com todo o charme e crescente público é fundamental que se planeje bem o empreendimento antes de abrir as portas. Um plano de negócios é o primeiro passo para a concretização do negócio. Por meio dele poderá ser possível determinar desde o investimento inicial com instalações, maquinários e operações até o investimento em marketing e tempo de retorno.

Uma pesquisa de mercado é sempre bem vinda para conhecer a opinião dos futuros clientes e, por meio de questionários simples, você pode começar a analisar a possibilidade e o perfil do seu público alvo. Isso é importante, não somente para saber a viabilidade do negócio, como também para ter conhecimento de em que tipos de produtos investir e quais as estratégias de marketing a serem trabalhadas.

Conhecer seus possíveis clientes é primordial para o sucesso. Embora o mercado consumidor de cafeterias seja variado, é possível identificar um grupo predominante na região em que você planeja montar seu negócio.Como montar uma cafeteria - Planejamento e Mercado

Outra estratégia para conhecer o mercado é visitar estabelecimentos semelhantes ao que deseja montar. Converse com outros proprietários, funcionários e clientes para, assim, descobrir mais sobre as dificuldades e os segredos de dar certo.

Não se esqueça: conhecendo os concorrentes, você pode criar um diferencial para sua empresa.

Algumas cafeterias oferecem refeições rápidas, caldos, diversos tipos de bebida com cafés e outras diversidades que são determinados de acordo com a demanda de seus clientes. É recomendável que o cardápio elaborado seja, inicialmente, pequeno e bem elaborado. As inovações devem ser inseridas aos poucos, com cautela e aprovação dos fregueses. É preferível ter menor variedade de produtos, mas que agradem a maioria dos clientes.

Localização

O primeiro passo é escolher um local próximo ao público alvo, com grande circulação de pedestres, shoppings, faculdades, consultórios, enfim, dê preferência a locais de movimentação sócio-cultural.

O local deve ser de fácil acesso e, no caso de situar em edifícios ou shoppings opte pelos estabelecimentos de frente para a entrada, próximos a área de acesso. Se possível, evite lugares que haja concorrência.

Como montar uma cafeteria - LocalizaçãoO tamanho da loja deve ser ideal para acomodar clientes, equipamentos e toda a estrutura necessária de um café, além de ser bem ventilada. Montar quiosques em shoppings, hipermercados, loja de conveniência ou dentro de estabelecimentos, como livrarias e galerias de arte, permite reduzir os custos com o aluguel.

 

 

Instalações e Equipamentos

Definido o local, o próximo passo é elaborar uma planta técnica, ou seja, um projeto da instalação da cafeteria. O local ideal deve ser composto por algumas áreas fundamentais como um salão com mesas e balcão, uma área de atendimento, área para sanitários, outra de preparação dos produtos a serem servidos.

Para a montagem inicial, alguns equipamentos são indispensáveis. Confira no quadro abaixo, alguns deles.

Máquina de café espresso

Moinho de café

Gaveteiro e filtro de água

Estufa para salgados

Vitrine refrigerada

Forno elétrico

Fogão industrial

Espremedor de frutas

Forno de microondas

Freezer

Liquidificador

Coifa

 

A máquina de café espresso é a ‘alma’ da cafeteria. Existe uma grande variedade de máquinas de espresso no mercado que você pode comprar ou alugar. Máquinas automáticas ou manuais com diversos tipos de acabamento.

Equipe

O processo de seleção de pessoal é muito importante para o sucesso do seu trabalho. É preciso definir quantas pessoas serão necessárias para o trabalho – isso varia de acordo com o porte da cafeteria.

Para uma pequena cafeteria, o quadro de funcionários pode ser enxuto bastando um cozinheiro, um auxiliar de cozinha, um encarregado geral, um gerente e um caixa. Privilegie a primazia no atendimento e nos produtos, pois são esses fatores uns dos grandes responsáveis pelo sucesso de um empreendimento.

Em alguns cafés já se faz presente a atuação de um barista, profissional especializado na preparação de café espresso. O barista é um profissional que precisa saber preparar um bom café e também criar ou decorar bebidas quentes ou frias com café.

Preparação do espresso


O café espresso deve ser preparado de acordo com algumas instruções.Como montar uma cafeteria - Preparação do espresso

  • Ligue a máquina ao abrir o estabelecimento e deixe esquentar.
  • Deixe o tudo de vapor aberto até que o vapor se forme, desligando-o em seguida.
  • Enquanto a máquina esquenta, coloque os grãos na cúpula do moinho.
  • Quando o ponteiro amarelo da temperatura estiver na região verde, a pressão estiver a 1 bar e o vapor começar a fazer barulho feche a saída do vapor e aqueça os grupos por onde sai o café.
  • Para esse procedimento utilize o café moído que sobrou do dia anterior para extrair os primeiros cafés de cada grupo. Esses cafés não devem ser servidos, pois estão frios e oxidados. Após retirar esses primeiros cafés, os grupos estão aquecidos para começar o novo dia.
  • Moa um pouco de grãos para os cafés.
  • O café moído do dia anterior pode ser usado para o preparo em casa ou para o lanche no trabalho.

Legalização

Para abrir uma cafeteria é preciso seguir alguns procedimentos legais. Primeiramente, é preciso fazer um registro na Junta Comercial do Estado onde será montada a empresa.

Como se trata de um empreendimento que envolve a produção e comercialização de alimentos para o consumo humano é necessário consultar o órgão de Vigilância Sanitária do seu município. Por meio dele você obterá as regras, exigências e procedimentos necessários para a abertura da empresa.

Outro ponto a ser compreendido e tratado cuidadosamente é o Código de Defesa do Consumidor. As empresas que oferecem serviços e produtos no mercado de consumo devem observar as regras de proteção ao consumidor.

Todo o processo de abertura de uma empresa é um pouco complexo, o que torna importante o acompanhamento de um contador. Esse processo exige análise e registro por parte de vários órgãos públicos.

Vídeo Como Montar uma Cafeteria:

Emprego e Renda 06-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.