Os segredos de uma negociação bem sucedida

O conhecimento é o maior trunfo em negociação Seja educado e gentil com as pessoas, mas firmes com os problemas. Coloque-se no lugar do

O conhecimento é o maior trunfo em negociação

    • Seja educado e gentil com as pessoas, mas firmes com os problemas.
    • Coloque-se no lugar do outro. É preciso concentrar e tentar descobrir os desejos subjacentes do outro.
    • Se a negociação ficar difícil, dê um tempo. Afaste-se um pouco, mantendo os olhos em seu objetivo. O poder do tempo e da distância acalma o espírito, clareia as ideias, propicia a criatividade e a solução aparece.
    • Concentre-se em inventar opções. Seja criativo!
    • Cuide-se para aumentar o poder da credibilidade. O que os grandes negociadores mais prezam é a sua reputação de negociador honesto e justo. Este deve ser o seu maior capital. Portanto, concentre-se em encontrar critérios objetivos para decidir o que é justo.
    • Vá para uma negociação com uma boa proposta alternativa. Ela será a sua cartada final. Se você observou tudo o que o outro quer, e também o que ele não quer perder, e ele não arreda o pé; faça então uma proposta tentadora. uma boa alternativa que atenda aos seus desejos.
  • Concentre-se no processo de negociação e não no resultado. Os grandes campeões no esporte são aqueles que se concentram mais e que treinam mais; são determinados e não desviam de seus objetivos; assim também devem ser os negociadores.

O seu maior trunfo em negociação é o conhecimento. De acordo com Nelson Fernandes Maciel, professor do Curso de Negociação – Técnicas e Estratégias de Sucesso, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “ao negociar, precisamos saber tudo sobre o produto, serviço ou bem que temos para oferecer. Só assim, teremos segurança para argumentar bem.”

 

 

Emprego e Renda 26-03-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.