Atualmente, o bom relacionamento com o cliente é um detalhe primordial para a sobrevivência das empresas. Independentemente do porte que elas apresentam, uma falha no relacionamento com o cliente pode implicar em consequências desagradáveis.
O aumento da concorrência trouxe consigo o aumento das exigências dos clientes. Eles não se contentam em receber um tratamento regular. Exigem uma relação diferenciada com a empresa por serem os seus consumidores.
Muitos migram para a concorrência, por não considerarem adequado o atendimento que receberam. Ou seja, se não você não trata bem o seu cliente, abra o olho! Existem inúmeros competidores que farão de tudo para agradá-lo.
Outra relação importante de uma empresa, é a que ela possui com seus fornecedores. Por meio da ajuda deles é que as companhias desenvolvem seus produtos.
Muitas empresas apenas revendem o produto que compram dos seus fornecedores. Fazem a ponte entre o canal de distribuição e o cliente. Outras, compram a matéria-prima para a fabricação dos produtos. Existem diferentes relações entre empresas e fornecedores.
Toda essa importância nos leva a crer que ter uma boa relação com seu fornecedor, também é preponderante para o sucesso de uma organização. Assim como seus concorrentes podem roubar os seus clientes, eles também podem tirar os seus fornecedores.
O marketing de relacionamento é o conjunto de estratégias que visa aprimorar ao máximo as relações organização/clientes e organização/fornecedores. Esses stakeholders desejam que sua importância seja reconhecida e estratégias de marketing são responsáveis por essa criação de valor perante eles.
Um projeto dessa natureza tem diversos pressupostos. Na relação da companhia com seu cliente, podemos citar atribuições como:
Atender às necessidades: A empresa compactua com os interesses dos seus clientes, buscando oferecer tudo o que eles precisam, no momento em que eles precisam.
Personalização: Disponibiliza a atender cada cliente de maneira personalizada, consolidando a ideia de relação individualizada.
Lealdade x fidelidade: A empresa busca ter uma relação sincera com seus clientes, de franqueza mútua, e sempre luta para que eles continuem como seus aliados, evitando ao máximo a migração para as concorrentes.
Clientes vendedores: São aqueles clientes que possuem poder de influência. Cabe à empresa, tratá-los da melhor forma possível para que a sua excelência, chegue aos ouvidos de muitas outras pessoas e ela capte novos clientes.
Lucro: Apesar da ênfase no tratamento com seus clientes, a empresa não pode esquecer que o intuito por trás disso é a obtenção de lucro. Esforços maiores devem ser feitos em direção a clientes que apresentem uma projeção maior de retorno para as empresas.
Pós-venda: Engana-se quem pensa que a relação entre empresa e cliente encerra-se quanto a venda é realizada. Após a sua conclusão, é preciso haver uma assistência eficiente, que identifique o quanto o produto agradou o cliente.
De acordo com Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, professora do Curso Marketing Para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT- Centro de Produções Técnicas, estratégias inteligentes na relação da empresa com seus clientes podem alavancar o sucesso de uma empresa. Uma boa imagem no tratamento com seus consumidores tem um poder muito grande na captação de novos clientes.
A visão do cliente é de extrema importância no ramo empresarial. Não deixem de dar uma atenção especial para esse componente que é, sobretudo, a razão da existência do seu negócio.
Escrito por: Victor Monteiro Lopes