Marketing de relacionamento

Atualmente, o bom relacionamento com o cliente é um detalhe primordial para a sobrevivência das empresas. Independentemente do porte que elas

Atualmente, o bom relacionamento com o cliente é um detalhe primordial para a sobrevivência das empresas. Independentemente do porte que elas apresentam, uma falha no relacionamento com o cliente pode implicar em consequências desagradáveis.

O aumento da concorrência trouxe consigo o aumento das exigências dos clientes. Eles não se contentam em receber um tratamento regular. Exigem uma relação diferenciada com a empresa por serem os seus consumidores.

Muitos migram para a concorrência, por não considerarem adequado o atendimento que receberam. Ou seja, se não você não trata bem o seu cliente, abra o olho! Existem inúmeros competidores que farão de tudo para agradá-lo.

Outra relação importante de uma empresa, é a que ela possui com seus fornecedores. Por meio da ajuda deles é que as companhias desenvolvem seus produtos.

Muitas empresas apenas revendem o produto que compram dos seus fornecedores. Fazem a ponte entre o canal de distribuição e o cliente. Outras, compram a matéria-prima para a fabricação dos produtos. Existem diferentes relações entre empresas e fornecedores.

Toda essa importância nos leva a crer que ter uma boa relação com seu fornecedor, também é preponderante para o sucesso de uma organização. Assim como seus concorrentes podem “roubar” os seus clientes, eles também podem tirar os seus fornecedores.

O marketing de relacionamento é o conjunto de estratégias que visa aprimorar ao máximo as relações organização/clientes e organização/fornecedores. Esses “stakeholders” desejam que sua importância seja reconhecida e estratégias de marketing são responsáveis por essa criação de valor perante eles.

Um projeto dessa natureza tem diversos pressupostos. Na relação da companhia com seu cliente, podemos citar atribuições como:

Atender às necessidades: A empresa compactua com os interesses dos seus clientes, buscando oferecer tudo o que eles precisam, no momento em que eles precisam.

Personalização: Disponibiliza a atender cada cliente de maneira personalizada, consolidando a ideia de relação individualizada.

Lealdade x fidelidade: A empresa busca ter uma relação sincera com seus clientes, de franqueza mútua, e sempre luta para que eles continuem como seus aliados, evitando ao máximo a migração para as concorrentes.

Clientes vendedores: São aqueles clientes que possuem poder de influência. Cabe à empresa, tratá-los da melhor forma possível para que a sua excelência, chegue aos ouvidos de muitas outras pessoas e ela capte novos clientes.

Lucro: Apesar da ênfase no tratamento com seus clientes, a empresa não pode esquecer que o intuito por trás disso é a obtenção de lucro. Esforços maiores devem ser feitos em direção a clientes que apresentem uma projeção maior de retorno para as empresas.

Pós-venda: Engana-se quem pensa que a relação entre empresa e cliente encerra-se quanto a venda é realizada. Após a sua conclusão, é preciso haver uma assistência eficiente, que identifique o quanto o produto agradou o cliente.

De acordo com Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, professora do Curso Marketing Para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT- Centro de Produções Técnicas, estratégias inteligentes na relação da empresa com seus clientes podem alavancar o sucesso de uma empresa. Uma boa imagem no tratamento com seus consumidores tem um poder muito grande na captação de novos clientes.

A visão do cliente é de extrema importância no ramo empresarial. Não deixem de dar uma atenção especial para esse componente que é, sobretudo, a razão da existência do seu negócio.


Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 15-08-2012 Matérias

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