Investir em equipe é essencial para pequenas empresas

Pesquisas comprovam que cada vez mais cresce o número de brasileiros que pretendem abrir um negócio próprio. No entanto, nem todos terão sucesso na iniciativa. Para os empreendedores iniciantes, a falta de capital, a baixa capacitação técnica e o pouco conhecimento sobre administração, estão entre os principais entraves. Todos esses fatores são muito comuns para quem nunca comandou ou teve um negócio antes. Certamente orientações profissionais, estudo e dedicação, podem ajudar a superar alguns deles.

Contudo, o principal fator para o sucesso de uma pequena empresa e aquele em que os empreendedores devem investir o máximo de sua atenção é a formação de uma boa equipe. Saber selecionar bem e se esforçar para reter as pessoas mais talentosas é o maior diferencial. Pois de nada adiantará ter uma boa ideia se não tiver gente para tocá-la adiante. Trabalhando com pessoas comprometidas, dedicadas e tecnicamente aptas para suas funções, as dificuldades de uma empresa que está começando ficam menores.

Naturalmente uma pequena empresa não tem como pagar os altos salários de uma multinacional, mas pode oferecer muito aprendizado como principal motivador. É aí que está o grande diferencial e poder de atração de uma pequena e micro empresa, principalmente para jovens em início de carreira.  O ambiente mais saudável, a política do olho no olho, o contato com o chefe e as decisões mais rápidas são fatores importantes para quem está em busca de experiência e aprimoramento. Já o empreendedor, sabendo contratar uma equipe jovem e multidisciplinar, explorando os pontos fortes de cada um, consegue suprir a falta de estrutura da empresa e até mesmo as suas próprias limitações.

Seguindo esse princípio básico e também conseguindo reter os melhores talentos com possibilidades de mudanças de cargo e pequenas participações nos lucros, o empreendedor consegue garantir um time de primeira e motivado para tocar a empresa adiante.

Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental

 

Victor Monteiro 18-03-2013 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.