Segundo levantamento Celso Bazzola, diretor executiva da BazzConsultoria em RH, para a empresa os prejuízos financeiros podem variar de 3 até 15 vezes o salário anual do demitido.
O número é assustador, mas leve em conta todo o processo de contratação que envolve o setor de Recursos Humanos que teve que traçar perfis, analisar currículos, entrevistar candidatos, além disso, o cálculo para chegar às perdas financeiras deve considerar o pagamento de salários, encargos, benefícios, indenizações, improdutividades, retrabalhos, dentre outras coisas.
Mas mesmo com todos esses riscos o caminho não é se assustar e com isso deixar de contratar, muito pelo contrário, o caminho é se aprofundar e valorizar todo o processo de contratação.
Hoje um dos principais problemas que vejo nas empresas na hora de contratar é a falta de preocupação na definição do perfil e requisitos adequados para o cargo, sendo desprezados estes comparativos entre perfil do cargo e profissional disponível. Outro ponto relevante é o recrutamento e seleção realizado com urgência, onde o fechamento da vaga a qualquer custo sobrepõe ao planejamento e análise, conta o diretor executiva da Bazz Consultoria em RH.
Ele aponta algumas formas para filtrar os principais candidatos:
- Na entrevista buscar conhecer o candidato em seus conhecimentos, pressão e até a postura perante uma situação de questionamentos.
- Dinâmicas de Grupo podem demonstrar a socialização do candidato, sua personalidade e a maneira de analisar o posicionamento quanto a pontos de vistas diferentes de cada membro do grupo e como o candidato absorve as orientações perante a convivências com outras pessoas. Isto demonstra o perfil comportamental em relação ao cargo disponível.
- As simulações de situações reais visam identificar a criatividade, raciocínio e como o candidato se sobressai no momento de pressão, como se estivesse em situação real de trabalho.
- Assim, é necessário que a área de recursos humanos elabore um roteiro para que as informações e esclarecimentos aconteçam dentro de uma ordem.
Alguns pontos devem ser preparados antes de se iniciar uma contratação segundo Celso Bazzola:
- Deve ser escolhido um local com privacidade, iluminação, acústica, conforto, para ambos, entrevistador e entrevistado.
- O material a ser utilizado na entrevista deve ser previamente preparado, como ficha de anotações, descrição do cargo, quesitos necessários, etc.
- A melhor forma é que o entrevistador faça um Check List ou roteiro contendo as informações relevantes que devem ser questionadas ao candidato. Todo material que será utilizado na entrevista deverá ser preparado com antecedência, onde a escolha também do ambiente que tenha privacidade e conforto passa ser um ponto importante para o entrevistado e entrevistador, deixar o mesmo tranquilo fará com que o entrevistador extraia o melhor do candidato.
Na entrevista existem pessoas que vendem muito bem, assim, como não ser ludibriado? Para que não haja equivoco na contratação, o entrevistador deve ter conhecimento do que vai explorar com o candidato, realizando perguntas focadas e que agreguem valor a entrevista e ao objetivo do cargo. Comprar o que foi informado pelo candidato com um pedido de exemplos, podem evitar estas surpresas.
Principais pontos a serem analisados na hora de uma contratação:
- Perfil da vaga x perfil do candidato;
- Postura do candidato perante as perguntas;
- Firmeza e coerência nas respostas;
- Confirmação do que foi informado com o que esta sendo apresentado, exemplo formação e experiência.
- Transparência do que é oferecido e qual é a expectativa do candidato;
- A confirmação do entendimento entre as partes.
Enfim, contratar errado possui um custo muito alto e não é simples acertar nessa hora, assim o recomendável para qualquer empresário é deixar de lado a autoconfiança nessa hora, para buscar conhecimento e profissionais especializados, o que com certeza garantirá ótimos resultados.
Fonte: Celso Bazzola, diretor executiva da Bazz Consultoria em RH.