O que os gestores não devem fazer na crise

Atitudes simples podem evitar que os gestores evitem erros, muitas vezes primários. Um bom gestor deve ser um líder para enfrentar os problemas com equilíbrio e...

Atitudes simples podem evitar que os gestores evitem erros, muitas vezes primários

A crise econômica deixa muitos gestores perdidos, sem saberem o que realmente devem fazer para superá-la. Dessa forma, cometem falhas que podem prejudicar as empresas, ocasionando alta rotatividade de funcionários e decréscimo na qualidade dos produtos e serviços. Entretanto, basta aos gestores seguirem algumas dicas simples para que erros, muitas vezes primários, não sejam cometidos.

 

Não manter a qualidade dos produtos e serviços

Mesmo com a crise econômica, os produtos e serviços da empresa devem permanecer no mesmo padrão de qualidade que tinha antes dela. Muitas vezes, o padrão cai devido à sobrecarga dos colaboradores da empresa. Por isso, jamais deixe a recessão afetar o desenvolvimento de seus funcionários e a qualidade de seu trabalho.

Não sobrecarregar os funcionários

Como já dissemos, na crise, cortes são necessários. Isso inclui algumas demissões. Como resultado, os colaboradores que permaneceram na empresa podem acumular tarefas de dois ou três. Por isso, para não sobrecarregar o funcionário, estipule quais tarefas são prioridade e quais são secundárias.

Não promover a qualificação de seus colaboradores

É certo que, na recessão, cortes no orçamento devem ser feitos. Entretanto, gastos que futuramente trarão benefícios não devem ser eliminados. É o caso da capacitação dos funcionários, que deve ser vista como um investimento e não como algo supérfluo.

Não esconder a verdade dos seus colaboradores

Fale com os colaboradores que os negócios da empresa estão sendo afetados pela crise, mas que juntos todos conseguirão enfrentá-la. Para isso, convoque uma reunião e explique o quadro atual da empresa. Seja motivador. Faça um retrocesso de momentos difíceis já enfrentados pela empresa. Pergunte como ela conseguiu superá-los e o que pode ser feito agora.

Não jogar toda a responsabilidade nos outros

Ao passar mensagens não tão agradáveis aos colaboradores, não jogue a responsabilidade nos outros. Apresente o que lhe foi passado por seus superiores e explique por que tal decisão deverá ser tomada. Se você se isentar da responsabilidade, isso mostrará falta de harmonia e entrosamento da corporação.

Não pesquisar sobre os efeitos da crise no consumidor

Em tempos de crise, é imprescindível pesquisar os seus efeitos no consumidor. O mercado deve ser avaliado, para que medidas possam ser tomadas. Ao entender as principais necessidades do consumidor em época de recessão, a empresa pode adaptar seus produtos e serviços à nova realidade econômica do país.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Exame Negócios.

 

Andréa Oliveira 27-06-2015 Artigos

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