3 estratégias para neutralizar chefes tóxicos

Exigentes em excesso, egocêntricos, teimosos, impulsivos, dispersos, discriminativos, donos da razão, todos esses tipos são considerados chefes tóxicos, pois poluem o...

Chefes tóxicos, muitas vezes, acabam com a saúde física e mental dos funcionários, além de prejudicarem a empresa

Exigentes em excesso, egocêntricos, teimosos, impulsivos, dispersos, discriminativos, donos da razão, todos esses tipos são considerados chefes tóxicos, pois poluem o ambiente de trabalho e prejudicam a empresa assim como os funcionários. Uns são facilmente identificados, outros utilizam métodos pouco convencionais, mas discretos. Muitas vezes, isso acaba com a saúde física e mental de seus subordinados. Por isso, escolhemos algumas estratégias para que você saiba lidar com chefes tóxicos.

Vejamos abaixo 3 formas de neutralizar chefes tóxicos, para que você possa conviver melhor em seu ambiente de trabalho.

Como neutralizar o tóxico tirano?

O principal objetivo do chefe tirano é manter o poder a qualquer preço. Para isso, ele utiliza ferramentas que dominam a vontade dos funcionários, reprimem suas principais habilidades e os coagem a fazer todos os desejos dele. Aquele que se destacar dentre os demais é o seu alvo principal, pois desafia suas vontades.

Para neutralizar tal chefe, jamais o enfrente de igual para igual. Deixe que seu ego permaneça intocável e apresente suas ideias como se parte delas fossem dele também. Ao mesmo tempo, pratique a autoconsciência e controle suas emoções. Comece a separar o que pode ser descartado daquilo pelo qual vale a pena lutar. Utilize sua inteligência emocional para isso. O ambiente de trabalho terá outros fluidos!

Como neutralizar o tóxico discriminativo?

O discriminativo utiliza como arma a aproximação com alguns funcionários para conseguir o que quer. No ambiente de trabalho, ele escolhe os seus favoritos e não faz nenhuma questão de esconder isso. Como resultado, ocorre certo desequilíbrio na equipe, o que dificulta a produtividade e eficiência dos que são deixados à parte.

Para lidar com esse chefe, estabeleça limites entre você e ele. Controle a situação, de forma proativa e consciente, criando uma fronteira amigável entre vocês. Lembre-se de que essa atitude não impedirá seu sucesso nem afetará sua competência como profissional. Pelo contrário, isso irá ajudá-lo a ser mais produtivo e feliz no ambiente de trabalho.

Como neutralizar o tóxico robô?

Chefes que agem como robôs só enxergam números, pois desconhecem tudo sobre gestão de pessoas. Eles agem superficialmente com seus funcionários, como se não tivessem valor profissional nem como pessoa. Isso os ajuda a avaliar quem tem ou não utilidade para a equipe e quem deve ou não ser demitido. O robô jamais valoriza a competência de seus funcionários. Ele só quer resultados a curto prazo.

Para superar o chefe robô, fale a mesma língua que ele. Para tirá-lo de sua zona de conforto antissocial, mostre a ele dados concretos que comprovem a sua eficiência. Prove o seu valor de forma discreta, consciente e objetiva. Entretanto, faça isso com cautela para não colocar tudo a perder.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

 

Andréa Oliveira 14-10-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.