Estatísticas indicam que brasileiro não pensa no futuro

Mas como nós, brasileiros, podemos planejar nosso futuro pessoal, profissional e financeiro?

Há seis anos, pesquisas já mostravam que apenas 14% das famílias do país poupavam. Estamos terminando o ano de 2015 e esse quadro não mudou, as estatísticas indicam que os brasileiros não pensam no futuro.

Sem fazerem planos a longo prazo, as famílias ficam à mercê do destino. Não planejam a compra de imóveis, muito menos a aposentadoria. Quando menos percebem, são atingidos pelas mudanças econômicas do país.

Mas e os planos? Como nós, brasileiros, podemos planejar nosso futuro pessoal, profissional e financeiro? Primeiramente, devemos manter o foco e mudar nossos hábitos!

Planejando nosso futuro pessoal

É imprescindível planejarmos nossa vida pessoal, para alinharmos o planejamento profissional e financeiro. Com isso, teremos maiores expectativas quanto ao futuro, pois estaremos motivados a concretizar nossos sonhos (como viajar para o exterior ou falar uma nova língua).

Planejando nosso futuro profissional

Elaborar um bom plano de carreira é essencial para não nos perdermos no futuro. Devemos nos lembrar de que o cansaço baterá à nossa porta com o avanço da idade. Por isso, é de suma importância pensarmos até quando teremos disposição para o trabalho e quando pretendemos aposentar.

Planejando nosso futuro financeiro

Um bom planejamento financeiro não é aplicar nossas finanças em único investimento. Lembre-se de que crises econômicas surgem a todo o momento e podem desvalorizar as aplicações. Por isso, o ideal é aplicar o dinheiro em investimentos mais estáveis, como ações de empresas sólidas e imóveis.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

Andréa Oliveira 03-12-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.