Reflexões para o profissional de 2016

Muitos esperam a chegada de 2016 na expectativa de que o novo ano traga ares mais promissores para o campo profissional.

Muitos esperam a chegada de 2016 na expectativa de que o novo ano traga ares mais promissores para o campo profissional

Amanhã, dia 31 de dezembro de 2015, acontece a “virada de ano”. Muitos esperam a chegada de 2016 na expectativa de que o novo ano traga ares mais promissores. Afinal, 2015 foi um ano bem difícil, principalmente para o campo profissional. Houve muitas demissões e poucas contratações, pois os empresários sentiram o peso da fragilizada economia do país.

Embora 2015 tenha sido um ano de incertezas para os brasileiros, uma pesquisa mostrou que as pessoas têm boas perspectivas para 2016. De todos os entrevistados, somente 16% consideraram um ano profissional difícil, enquanto 23% afirmaram ter sido 2015 o melhor ano e 60% das pessoas que foi um ano normal.

Independentemente de ter sido um ano bom ou ruim para os profissionais, a verdade é que devemos fazer uma retrospectiva de tudo o que ocorreu em 2016. Com isso, teremos mais facilidade para avaliar melhor nossas falhas, nossos acertos e nossas ações para lidar com as intempéries no ambiente profissional.

Para ajudá-lo(la) nessa tarefa, reflita sobre as questões abaixo. Certamente, você começará o ano com o pé direito, pronto(a) para desbravar horizontes!

Você conseguiu atingir suas metas e seus objetivos em 2015?

Se você atingiu suas metas em 2015, parabéns! Isso é sinal de que você soube lidar com a crise e usou estratégias para realizar os seus objetivos. Para 2016, que novos objetivos você pretende alcançar? O que mais o (a) motiva para seguir em frente e realizar os seus sonhos? O que poderá fazer com que você consiga o tão sonhado sucesso pessoal e profissional?

Quais as principais lições que o fizeram crescer profissionalmente?

Se você enfrentou os problemas com resiliência e encarou suas falhas de forma positiva, há ótimas chances de que você faça o mesmo em 2016. Isso quer dizer que você soube fazer das dificuldades e dos erros cometidos uma aprendizagem. Para 2016, que falhas você jamais cometeria novamente? Como você se posicionará diante de uma crise?

Você foi capaz de agarrar todas as oportunidades que surgiram à sua volta?

Pessoas de sucesso não deixam escapar as oportunidades. Elas fazem acontecer! Se você aproveitou as oportunidades diante de seus olhos, você adotou uma postura proativa e dinâmica. Se você não conseguiu e deixou que escapassem de seus dedos, quais foram as causas disso? O que você pode fazer para que isso não ocorra da próxima vez? Como você poderá reaver essas oportunidades em 2016?

Faça essas reflexões! Seu futuro profissional será, de fato, promissor!

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

 

Andréa Oliveira 30-12-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.