Torne-se alguém inovador em 5 passos

Estudos criteriosos desenvolvidos por 3 famosas universidades - Harvard, Marriott School e Insead, concluíram que a criatividade individual é determinada parte pela...

Nossa capacidade inovadora pode ser determinada parte pela genética e parte pelo aperfeiçoamento na prática

Estudos criteriosos desenvolvidos por 3 famosas universidades - Harvard, Marriott School e Insead, concluíram que a criatividade individual é determinada parte pela genética (entre 25 e 40%). Outra parte pode ser aperfeiçoada pela pessoa na prática. Basta seguir um esquema simples para ganhar mais confiança e alcançar o potencial criativo e inovador. Não acredita nessa possibilidade? Seja alguém inovador em 5 passos. Que tal tentar?

Passo 1 - Observe!

Pessoas inovadoras e criativas são observadoras e detalhistas. Para elas, tudo é motivo de investigação e análise: produtos, serviços, clientes, tecnologias. Portanto, para desenvolver o poder criativo, observe! A observação é um gatilho para que sejam acionadas as ideias e criados os protótipos para algo novo, único, inovador. Lembre-se de que Steve Jobs criou o sistema operacional para o Macintosh após visitar o centro de inovação da Xerox.

Passo 2 - Associe!

Se você deseja aumentar o seu potencial criativo e inovador, associe! Quando nosso cérebro sintetiza informações em sequência para que se tornem coerentes e tenham lógica, estamos desenvolvendo nossa capacidade associativa. Com isso, conseguimos ligar questões aparentemente isoladas e aprimorar nosso repertório cognitivo. Em suma, a associação nos ajuda a criar novas ideias e conceitos sobre tudo o que nos cerca.

Passo 3 - Experimente!

Explore o mundo em âmbito intelectual e sensorial. Experimente! Visite novos lugares, pesquise ideias e conceitos inéditos, esteja sempre aberto a novas aprendizagens, ao desconhecido, ao inexplorado, ao incógnito. Pessoas inovadoras nunca deixam de experimentar! Jamais são persuadidas com facilidade e sempre levantam novas hipóteses. Para elas, a experimentação é algo que as impulsiona à criatividade e inovação.

Passo 4 - Questione!

Tidas muitas vezes como chatas, as pessoas questionadoras não aceitam fórmulas predefinidas. Elas não permitem que nada passe despercebido. Os questionamentos têm o objetivo principal de compreender melhor as coisas para que não restem dúvidas. Por isso, questione! Isso aciona novos pensamentos e desencadeia insights coletivos que nos levam à inovação.

Passo 5 - Comunique-se!

Quem é inovador nunca deixa de se comunicar e manter uma vasta rede de contatos - principalmente com pessoas com múltiplas perspectivas e ampla bagagem cultural. Por isso, comunique-se! Vá muito além de estabelecer contatos sociais, busque ideias recém-formadas, pensamentos audaciosos e arrojados. Mantenha contato com pessoas de conceitos que fogem dos padrões já definidos.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista PEGN.

 

Andréa Oliveira 01-03-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.