Para experiencializar os negócios e obter sucesso, o conhecimento sobre algumas etapas é de fundamental importância. Entretanto, para que surtam o efeito esperado pelo empreendedor, todas elas devem ser seguidas com efetividade e critério. Mas o que vem a ser experiencialização? Trata-se de oferecer produtos e serviços que garantam uma boa experiência ao consumidor - isso o satisfaz e o torna fiel à empresa.
Etapa 1: Criar um vínculo emocional entre o cliente e a empresa
Para criar um vínculo emocional entre o cliente e a empresa, é importante que a empresa aproxime os produtos e serviços do cliente. De que forma? Estimulando seus sentimentos por meio de estratégias de marketing. A marca de fraldas Pampers, por exemplo, transmite carinho aos bebês. Isso atrai emocionalmente os pais para o produto.
Segundo Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Marketing para Pequenas Empresas, disponível , para que o cliente seja convencido a consumir o seu produto ou serviço, é preciso que você utilize as melhores estratégias de marketing para levar sua marca até ele.
Etapa 2: Escolher o melhor storytelling para divulgação
Conte aos clientes a história da sua empresa e como foi construída a sua marca. Mas é importante não criar uma falsa ilusão nos consumidores. A empresa deve ser autêntica, criativa e verdadeira em seu storytelling para inspirar e envolver as pessoas.
Etapa 3: Fazer com que o cliente se sinta parte da empresa
Para conquistar os clientes, é preciso torná-lo parte da empresa. Para isso, é preciso compartilhar os mesmos ideais e as mesmas convicções com eles. Dessa forma, a empresa criará um forte vínculo com o consumidor.
Etapa 4: Construir uma boa memória afetiva no cliente
Outro aspecto de suma importância para uma boa experiencialização dos negócios é identificar a memória afetiva dos clientes. Em geral, na infância, isso se torna mais fácil, pois a criança está mais receptiva a estímulos emocionais. Portanto, é imprescindível que a empresa descubra um meio de gerar no consumidor boas memórias para uma efetiva fidelização.
Etapa 5: Estimular o cliente com os 5 sentidos
A empresa deve buscar algo que ative os 5 sentidos do cliente - todos ao mesmo tempo. Para isso, é preciso oferecer ao consumidor a melhor experiência sensorial explorando integralmente visão, audição, olfato, tato e paladar.
Etapa 6: Ultrapassar as expectativas do cliente
Por fim, possibilite que seus produtos e serviços ultrapassem as expectativas dos clientes. Ou seja, estimule neles a última sensação de experiência positiva algo que eles jamais esperavam, mas que foi surpreendente.
Fonte: Administradores.