Saúde no trabalho

A entrevistada desta edição foi Monise Abranches, Nutricionista, M.Sc. em Ciência da Nutrição, Doutouranda em Biologia Celular e Estrutural e

A entrevistada desta edição foi Monise Abranches, Nutricionista, M.Sc. em Ciência da Nutrição, Doutouranda em Biologia Celular e Estrutural e Coordenadora do setor de Nutrição DietPro.

Como se alimentar fora do lar?

Atualmente, diversos fatores têm feito com que muitas pessoas realizem suas refeições fora do lar e, até mesmo, no próprio local de trabalho. Comer apressadamente, ou qualquer coisa só para poder continuar o que estava fazendo faz parte da vida daqueles que lutam contra falta de tempo, o trânsito e os prazos cada vez menores. O problema é que os prejuízos para a saúde podem ser observados somente em longo prazo, como no aparecimento do diabetes, gastrite.

Algumas dicas para melhor se alimentar fora de casa são:

  • Faça com que as refeições e horários sigam uma rotina, nada melhor do que criar o hábito. As repetições ajudam o corpo a aprender e a entender que faz bem se alimentar em intervalos pequenos (de 3 em 3 horas). Dedique cerca de pelo menos 30 minutos para o café da manhã, almoço e jantar e, de preferência, faça suas refeições em um local tranquilo.
  • Evite ficar muito tempo sem se alimentar, porque provavelmente, na próxima refeição estará com mais fome e a probabilidade de comer uma quantidade além da necessária é grande.
  • Evite ficar em jejum ou deixar de comer as principais refeições. Monte um plano de horários para que nada interfira na sua alimentação. Se não tem tempo de preparar sua alimentação em casa e levá-la ao trabalho, opte pelos restaurantes self-services e coloque no prato o que realmente vai comer. Não se esqueça de colocar legumes e verduras, além de agradar os olhos, estes alimentos contribuem para a boa saúde.
  • Prefira cereais integrais (arroz, macarrão), leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), um pedaço de carne sem gordura (escolha as grelhadas), hortaliças em geral e utilize limão ou azeite para temperar. Substitua os doces por frutas, o abacaxi, por exemplo, é digestivo e possui poucas calorias.
  • Tomar café é permitido, porém cuidado com a hora do dia que vai fazê-lo, para não influenciar seu sono e procure não tomá-lo após o almoço ou jantar, o que dificulta a absorção de nutrientes pelo organismo. Use adoçante, pois as calorias provenientes do açúcar podem ser desejáveis ao paladar, mas em excesso contribuem com a deposição de gorduras.

Os alimentos que ingerimos podem influenciar a nossa disposição para o trabalho?

Quem nunca se deliciou com uma bela feijoada e, em seguida, sentiu aquela sonolência ou falta de ânimo? Alguns alimentos podem comprometer a nossa disposição para o trabalho e prejudicar a eficiência com que realizamos as nossas atividades. Refeições ricas em gorduras, por exemplo, são mais difíceis de serem digeridas. Nestes casos a comida tende a permanecer maior tempo no estômago, exigindo mais do nosso organismo. Alguns alimentos fazem com que certos tipos de neurotransmissores sejam liberados, levando à sensação de sono. Evitar frituras, doces e alimentos muito condimentados é uma boa opção para quem deseja manter com o pique. Prefira alimentos leves como saladas, frutas e sucos naturais. Além de refrescantes, são ricos em vitaminas, fibras e mineiras que combatem o envelhecimento e previnem o nosso corpo de doenças.

Quais são os alimentos indicados para consumirmos nos intervalos da rotina de trabalho?

Leve para o seu trabalho, para lanchar na parte da manhã ou da tarde, alimentos que exigem pouca manipulação, ou seja, práticos, tais como frutas, barra de cereais, iogurte, biscoito água e sal, torrada e sucos etc. Atenção com os alimentos perecíveis, mantenha-os na geladeira ou em uma bolsa térmica, pois a temperatura elevada favorece a proliferação de micro-organismos que podem causar intoxicações. Lembre-se de limpar as embalagens e no caso das frutas, não se esqueça de higienizá-las adequadamente.

Comer enquanto realiza as atividades pode causar algum prejuízo à nossa saúde?

Sim. Tentar se concentrar no trabalho e na comida ao mesmo tempo gera maior estresse. Considerando-se que a digestão começa na boca, é preciso mastigar bem os alimentos para que as enzimas digestivas presentes na saliva realizem sua função. Geralmente, quem come muito rápido acaba engolindo pedaços de comida, isto faz que o nosso corpo libere mais suco gástrico para digerir, além de estimular excessivamente o estômago, este processo pode levar à sensação de moleza e de sono. Portanto, uma alimentação correta deve ser feita com calma e mastigando bem os alimentos. Por vezes ao prestarmos mais atenção nas atividades que realizamos, não percebemos a quantidade de alimentos que ingerimos e acabamos comendo mais que o necessário. Este é também um bom motivo para evitar comer enquanto trabalha, uma vez que o excesso de peso pode levar à sérias implicações na saúde!

A alimentação saudável e a prática de exercícios de forma regular são as melhores opções para aqueles que desejam economizar na farmácia! Procure adquirir hábitos que fortaleçam sua saúde!

Emprego e Renda 24-02-2012 Entrevistas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.