Recrutamento em Pequenas Empresas

Luís Guilherme Testa é gerente de Marketing da Vagas Tecnologia, sendo responsável por toda estratégia de comunicação e marketing da empresa,

Luís Guilherme Testa é gerente de Marketing da Vagas Tecnologia, sendo responsável por toda estratégia de comunicação e marketing da empresa, principalmente do site www.vagas.com.br. O executivo é Engenheiro de Produção formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Marketing e Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

Emprego&Renda: O que é recrutamento?

Luís Guilherme: Á área dentro do RH responsável pela busca e contratação de novos colaboradores é geralmente conhecida por Recrutamento e Seleção por ser composta de duas principais atividades. A primeira é o recrutamento, cujo objetivo é atrair profissionais interessados em juntar-se à equipe da empresa. A segunda é a seleção, ou seja, a identificação entre todos profissionais recrutados de quais são aqueles com o perfil mais adequado à posição que está aberta na empresa.

Hoje em dia, a etapa de recrutamento pode ser realizada em questão de poucos minutos, utilizando, por exemplo, soluções de e-recruitment como a que a VAGAS oferece ao mercado. A empresa divulga uma vaga, aguarda sua divulgação no site de carreira VAGAS.com.br e, depois de poucos dias, pode consultar os dados de centenas ou milhares de candidatos à vaga.

Começa então a etapa mais importante que é a seleção. Ou seja, identificar qual o candidato ideal para a vaga que foi aberta. Para isso, as empresas podem usar muito mais informações do que aquelas que estão no currículo. É possível medir o conhecimento dos candidatos usando testes online, identificar a adequação do perfil comportamental do candidato com o perfil do cargo, solicitar outras informações usando fichas complementares ou mesmo consultar o histórico deste candidato em outros processos seletivos na empresa. Tudo isso pode ser usado para checar o candidato que atende ao maior número de critérios de seleção.

E&R: Qual a importância/vantagens de ter um recrutamento bem feito dentro de pequenas empresas?

Luís Guilherme: Recrutar e selecionar com qualidade é fundamental para qualquer empresa. Se a seleção é bem realizada, significa que a empresa contará com uma equipe qualificada e alinhada com a cultura e os valores da empresa. E uma equipe coesa e competente, certamente, será capaz de gerar melhores resultados. Já uma seleção mal realizada pode trazer muitas consequências: geração de conflitos internos, aumento da rotatividade, aumento de custo com maior número de admissões e demissões, queda da produtividade, entre outros.

E&R: Qual a fundamental diferença entre recrutamento em grandes e pequenas empresas?

Luís Guilherme: Não existem grandes diferenças no recrutamento e seleção de grandes e pequenas empresas. Hoje em dia há ferramentas e tecnologias que são acessíveis a qualquer empresa para que seu trabalho seja mais eficiente, ágil e com menor custo.

E&R: Basicamente, como é um modelo recrutamento e seleção com qualidade?

Luís Guilherme: Não existe um modelo padrão que atenda todas as empresas. Aqui na VAGAS, por exemplo, temos um modelo participativo onde toda equipe é envolvida na etapa final da seleção de um novo funcionário. Mas este modelo só faz sentido em uma empresa que tenha o trabalho colaborativo como um de seus princípios.

Um recrutamento e seleção de qualidade é aquele que respeita a cultura e os valores da empresa e que, no final das contas, consegue atrair a pessoa certa para cada posição na equipe.

E&R: Como especialista neste assunto, que mensagem deixaria para nossos leitores?

Luís Guilherme: Como especialistas em tecnologia para recrutamento e seleção, fica a sugestão de pesquisar quais são as empresas que têm as melhores práticas de recrutamento e seleção e identifiquem que tipo de recursos e tecnologias são aplicados nesta atividade.

Emprego e Renda 24-02-2012 Entrevistas

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