Dicas para impulsionar sua carreira em 2012

Euclides Junior é consultor, palestrante e facilitador da Leme Consultoria, com especialização em Gestão por Competências e na Metodologia do

Euclides Junior é consultor, palestrante e facilitador da Leme Consultoria, com especialização em Gestão por Competências e na Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências, desenvolvida por Rogerio Leme, palestrante e facilitador de treinamentos. É Psicólogo, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. É um dos autores do livro Gestão por Competências no Setor Público.1.Como avaliar a vida profissional em 2011?

Faça uma autoanálise. Coloque no papel os resultados que você esperava atingir neste ano. Isso mesmo, se precisar, pegue aquela listinha de promessas do último reveillon, e identifique quais daqueles itens de sua lista profissional você cumpriu.

Faça uma leitura do seu ano, pensando mês a mês. Identifique o que deveria ter sido cumprido (previsto x realizado). Identifique o que foi atingido com êxito e o que não foi cumprido. Analise as causas do não cumprimento de tarefas ou metas. Questione-se sobre as reais causas do não cumprimento destas, e principalmente se o não cumprimento poderia ter sido efetivamente evitado: analise honestamente se houve algum tipo de corpo mole ou até mesmo se você não atribuiu à terceiros responsabilidades que eram suas de fato. Reflita diante desta reflexão sobre como reverter este quadro. O que você pode fazer para agir de maneira diferente, ser melhor, diante destas situações.

2. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e concorrido. Como devemos nos comportar em 2012?

Devemos estar sempre conectados a tudo e a todos, observando o meio e as pessoas a nossa volta. Isso sem falar na contínua busca por atualização e novos conhecimentos. Precisamos entender de uma vez por todas que tudo o que acontece no Brasil e no mundo têm impactos maiores ou menores em nossas vidas.

O mundo de hoje não espera ninguém, ou você busca o seu autodesenvolvimento em cada minuto do seu dia, ou será atropelado por um trem lotado de profissionais atualizados, antenados e capazes de absorver novos desafios. Esteja pronto para os novos desafios. Não espere apenas por oportunidades de capacitação ofertadas por sua empresa, busque continuamente aumentar seus conhecimentos. Seja “empregável” e não apenas “empregado”.

Faça contatos, utilize as redes sociais para expandir seu ambiente profissional. Faça seu marketing pessoal.

3. Em um de seus artigos, você afirma que é importante mudar, mostrar algo a mais e fazer a diferença. De que forma isso pode ser feito?

A receita é simples. Basta transformar intenção em ação. Muitos de nós perdemos inúmeras oportunidades não apenas profissionais mais também pessoais pelo fato de não transformarmos pensamentos em ações. Muitos se arrependem pois sempre tem alguém ao nosso lado que faz exatamente aquilo que pensamos e é recompensado por isso.

Utilizando os princípios da Gestão por Competências que é uma das minhas linhas de atuação, temos o famoso CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). Diante disso, não basta termos conhecimentos e habilidades se não tivermos a atitude necessária para colocar tudo isso em prática.

4. Por que você define o ano de 2012 como o ano da mudança?

Na verdade tive este entendimento após pesquisar o que está sendo dito sobre 2012. Pesquisadores, religiosos, afirmam que em 2012 “deixaremos de ver o mundo como conhecemos”, que, “o mundo como conhecemos deixará de existir”, então percebi que a tônica deste ano é efetivamente a mudança.

5. O que não pode faltar em um profissional neste ano que se inicia?

Garra, determinação, foco em resultados, vontade de crescer, vontade de aprender e continuar aprendendo a cada dia, habilidades interpessoais como por exemplo, trabalho em equipe, e, mais uma vez, coragem e força de vontade para transformar intenção em ação.

Estes são alguns dos itens que todo e qualquer profissional precisa agregar em seu perfil para não apenas sobreviver, mas para viver e conquistar seu lugar neste mundo corporativo cada vez mais exigente.

Emprego e Renda 27-02-2012 Entrevistas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.