Brasil atinge a marca de 1 milhão de novos negócios em 2012

Marca supera a do ano passado que já foi bem superior a de 2010 No fim do mês de Julho o Brasil chegou a marca de 1 milhão de novos empreendimentos

Marca supera a do ano passado que já foi bem superior a de 2010

No fim do mês de Julho o Brasil chegou a marca de 1 milhão de novos empreendimentos em 2012 Esse desempenho evidenciou um crescimento de 9,15% em relação a mesma época do ano passado e a quase 70% em relação a Julho de 2010, quando o país registrava a marca de 699.045 novos negócios.

 

A empresa que completou o número 1 milhão é a GMV Serviços e Manutenção Limitada-ME, localizada na cidade de Olinda,em Pernambuco, mais precisamente no Bairro de Águas Compridas. Esses dados são do estudo Perfil das Empresas e Entidades Brasileiras de 2012, do banco de dados do Empresômetro – Censo das Empresas e Entidades Públicas e Privadas Brasileiras, ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Em nota, Gilberto Luiz do Amaral, coordenador de estudos do IBPT, fez analogia desses números a um “copo meio cheio e meio vazio” para a economia nacional. Segundo ele, se considerarmos todos os empreendimentos criados no período, inclusive MEI´s, houve um crescimento de 34% de novos negócios, o que aponta para uma maior formalização dos empreendedores individuais, principalmente para obtenção dos direitos previdenciários, sem contudo representar aumento considerável na geração de empregos. Mas se levarmos em conta somente os empreendimentos de outras naturezas, houve uma retração de 19% nos novos negócios do país.

O mesmo estudou apontou quais são as regiões com maior incidência de novas empresas. Ele revelou que o Centro-Oeste liderou o ranking com 8,2% de crescimento relativo, seguido pelas região Norte com 5,9% e a região Sul com 5,7%.

Dividindo por categorias, o estudo mostrou que 84.306 são voltados ao comércio varejista do ramo de vestuário e acessórios. Os cabeleiros aparecem em segundo, com aproximadamente 46.400 empreendimentos, seguidos pelos negócios em obras de alvenaria que somam 26.589 empreendimentos.

Fonte: Estadão PME.

Victor Monteiro 07-08-2012 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.