Monte a equipe de trabalho ideal, com a qualidade e o tamanho adequados

Funcionários ociosos geram prejuízos à empresa. Funcionários sobrecarregados comprometem a eficiência do trabalho. No mundo das empresas, assim como

Funcionários ociosos geram prejuízos à empresa. Funcionários sobrecarregados comprometem a eficiência do trabalho.

No mundo das empresas, assim como a qualidade dos profissionais, o número de funcionários que ela abrange também pode afetar a organização de várias formas.

Se o trabalho for pequeno, comparado ao tamanho da equipe, acarretará gastos desnecessários com os colaboradores. Por outro lado, se a equipe está sobrecarregada com a carga de trabalho, o volume de vendas e a qualidade dos produtos ou serviços podem ficar comprometidos, ou então a empresa terá mais custos com horas extras.

Empresas de menor porte têm vantagens na hora de acompanhar as atividades dos seus funcionários, o que torna possível uma análise mais precisa sobre qual seria o tamanho ideal para a companhia.

Uma das melhores formas para ter esse controle é a promoção de reuniões semanais com a equipe para o acompanhamento das atividades de cada um. Por meio dela será possível identificar a produtividade e o empenho de cada colaborador, de modo a analisar a necessidade de contar com cada um deles.

Inclusive, algumas empresas utilizam softwares específicos para esse tipo de gestão mais controlada, como “Timesheet”, que registra as atividades e o tempo gasto em cada uma, e “To do”, que lista as atividades que precisam ser feitas e o prazo.

Em contrapartida, esses métodos burocratizam as relações de trabalho e podem prejudicar o empreendedor que deseja reter profissionais de talento, já que bons profissionais também gostam de flexibilidade e de um relacionamento mais próximo com os gestores.

Como saber se funcionários estão ociosos ou sobrecarregados

Certos sinais podem indicar o quanto uma carga de trabalho pode ser ou não ideal para o colaborador. Por exemplo, atitudes no horário de trabalho, como fazer várias paradas para o lanche durante o dia, receber e atender muitos telefonemas pessoais, agendar consultas médicas sem ter uma necessidade pontual, podem ser alguns indícios de que o profissional está com tempo sobrando. Logo, concluímos que eles estão ociosos.

Por outro lado, se forem notados fatos, como o aumento no número de horas extras, atrasos recorrentes na entrega ou no cumprimento de metas, estes podem ser sinais de que a equipe está sobrecarregada.

Como diminuir gastos com funcionários

Alguns gestores optam pela contratação de funcionários com menos experiência para pagarem menores salários. Mas nem sempre essa é uma boa decisão estratégica.

Quanto mais rápido a empresa estiver funcionando da maneira adequada, mais rápido ela poderá crescer. Capacitar e desenvolver funcionários pode levar tempo e nem sempre a empresa poderá se “dar o luxo” de ter essa demora.

Para diminuir os custos fixos, a empresa deve considerar a opção de terceirizar as atividades, caso elas não sejam o negócio principal da organização. Dessa forma, a contratação de consultorias pode ser uma opção interessante.

É preciso que se analise bem a necessidade de empregar pessoas. O custo de manutenção de um funcionário fixo vai muito além do salário, sendo preciso também arcar com outros direitos trabalhistas.

Existem outras formas de munir sua equipe de profissionais. Tornar o empregado um associado da empresa, contratar estagiários, empregados temporários e terceirizar serviços podem ser maneiras interessantes do ponto de vista do custo/benefício para desenvolver adequadamente as atividades da sua empresa. Sempre se respaldando na lei e vendo o que é bom para fazer na sua área de atuação.

Fonte: UOL


Victor Monteiro 28-09-2012 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.