No mundo das empresas, assim como a qualidade dos profissionais, o número de funcionários que ela abrange também pode afetar a organização de várias formas.
Se o trabalho for pequeno, comparado ao tamanho da equipe, acarretará gastos desnecessários com os colaboradores. Por outro lado, se a equipe está sobrecarregada com a carga de trabalho, o volume de vendas e a qualidade dos produtos ou serviços podem ficar comprometidos, ou então a empresa terá mais custos com horas extras.
Empresas de menor porte têm vantagens na hora de acompanhar as atividades dos seus funcionários, o que torna possível uma análise mais precisa sobre qual seria o tamanho ideal para a companhia.
Uma das melhores formas para ter esse controle é a promoção de reuniões semanais com a equipe para o acompanhamento das atividades de cada um. Por meio dela será possível identificar a produtividade e o empenho de cada colaborador, de modo a analisar a necessidade de contar com cada um deles.
Inclusive, algumas empresas utilizam softwares específicos para esse tipo de gestão mais controlada, como Timesheet, que registra as atividades e o tempo gasto em cada uma, e To do, que lista as atividades que precisam ser feitas e o prazo.
Em contrapartida, esses métodos burocratizam as relações de trabalho e podem prejudicar o empreendedor que deseja reter profissionais de talento, já que bons profissionais também gostam de flexibilidade e de um relacionamento mais próximo com os gestores.
Como saber se funcionários estão ociosos ou sobrecarregados
Certos sinais podem indicar o quanto uma carga de trabalho pode ser ou não ideal para o colaborador. Por exemplo, atitudes no horário de trabalho, como fazer várias paradas para o lanche durante o dia, receber e atender muitos telefonemas pessoais, agendar consultas médicas sem ter uma necessidade pontual, podem ser alguns indícios de que o profissional está com tempo sobrando. Logo, concluímos que eles estão ociosos.
Por outro lado, se forem notados fatos, como o aumento no número de horas extras, atrasos recorrentes na entrega ou no cumprimento de metas, estes podem ser sinais de que a equipe está sobrecarregada.
Como diminuir gastos com funcionários
Alguns gestores optam pela contratação de funcionários com menos experiência para pagarem menores salários. Mas nem sempre essa é uma boa decisão estratégica.
Quanto mais rápido a empresa estiver funcionando da maneira adequada, mais rápido ela poderá crescer. Capacitar e desenvolver funcionários pode levar tempo e nem sempre a empresa poderá se dar o luxo de ter essa demora.
Para diminuir os custos fixos, a empresa deve considerar a opção de terceirizar as atividades, caso elas não sejam o negócio principal da organização. Dessa forma, a contratação de consultorias pode ser uma opção interessante.
É preciso que se analise bem a necessidade de empregar pessoas. O custo de manutenção de um funcionário fixo vai muito além do salário, sendo preciso também arcar com outros direitos trabalhistas.
Existem outras formas de munir sua equipe de profissionais. Tornar o empregado um associado da empresa, contratar estagiários, empregados temporários e terceirizar serviços podem ser maneiras interessantes do ponto de vista do custo/benefício para desenvolver adequadamente as atividades da sua empresa. Sempre se respaldando na lei e vendo o que é bom para fazer na sua área de atuação.
Fonte: UOL