Mulheres ultrapassam os homens na procura por franquias

Especialistas afirmam que o modelo de investimento mais “seguro” que as franquias apresentam é compatível com o estilo feminino Uma nova pesquisa

Especialistas afirmam que o modelo de investimento mais “seguro” que as franquias apresentam é compatível com o estilo feminino

Uma nova pesquisa realizada pela Franchising Store, consultoria de negócios da área de franquias, apresentou um resultado interessante. Pela primeira vez em quatro anos, o número de mulheres interessadas em investir em franquias ultrapassou o número de homens.

Segundo o levantamento, essa ultrapassagem ocorreu entre os dois primeiros trimestres de 2012, quando a porcentagem de mulheres interessadas em abrir um negócio saltou de 39% para 58%, enquanto o número de homens, que antes eram maioria, no caso 62%, passou para 42% no segundo trimestre.

O interesse em abrir uma franquia nem sempre se realiza, mas serve como um termômetro importante para medir os negócios. Esse crescimento das mulheres entre as candidatas a franqueadoras expõe uma mudança significativa no comportamento feminino no âmbito do empreendedorismo.

De acordo com Filomena Garcia, sócia-diretora da consultoria que realizou a pesquisa, a chegada das mulheres em posições de liderança nas empresas mostrou a muitas o caminho do empreendedorismo.

"Elas estão vindo de carreiras de outras áreas. O crescimento das mulheres no mundo executivo, a ascensão a cargos de liderança e de decisão dentro das empresas provavelmente se refletem nas mulheres querendo empreender. Mostram o potencial delas como empreendedoras”, afirma Filomena.

Estilo empreendedor feminino

Filomena ainda completa que, quanto ao perfil, as mulheres são mais colaborativas e mais avessas ao risco. Da mesma forma, optam pelas franquias, pois estas reconhecidamente têm menos riscos do que negócios independentes, que partem do zero. Essa pode ser uma das razões que impulsionou mais mulheres a buscarem esse segmento.

Elizabeth A. Vazquez, presidente da WEConnect International, entidade internacional estimuladora do empreendedorismo feminino, afirma que as mulheres frequentemente demonstram estilos de liderança diferentes dos utilizados pelos homens.

"Elas preferem um estilo mais agregador do que uma liderança hierarquizada. Outras características são a flexibilidade, colaboração, tomadas de decisão baseadas em valores, atenção aos detalhes e uma forma de analisar minuciosamente todas as opções, que pode ser percebida como aversão aos riscos, mas, na verdade, trata-se de um processo que minimiza/suaviza os riscos”, define Elizabeth.

Fonte: UOL

Victor Monteiro 08-10-2012 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.