Especialista dá dicas para candidatos à concursos públicos

Muitos brasileiros sonham com a chance de conseguir uma vaga no setor público. Todos os anos, milhares de pessoas estudam oito, até dez horas por dia, sonhando em ficar entre os aprovados de um concurso. E, quanto mais alto o salário, maior é a concorrência e os candidatos precisam estar muito bem preparados para enfrentar a maratona de provas.

A maioria dos concurseiros se pergunta como estudar de forma eficiente tantos conteúdos distintos e, muitas vezes, desconhecidos. Para a professora Fernanda Osso, diretora da NutMed Cursos Preparatórios, existem soluções práticas, para que o candidato realize uma excelente prova. “A primeira coisa é planejar a rotina de estudo. Fazer um levantamento de todas as disciplinas que se precisa estudar, montar uma programação dentro do tempo que o candidato tem disponível e dentro de sua realidade. É necessário manter o material de estudo sempre reunido e organizado, se programando com antecedência, pois não se estuda com pressa, faltando um ou dois meses para a prova. É preciso disciplina e um longo período de preparação.”, ensina Fernanda, docente especialista em cursos voltados para a área de Nutrição.

E para quem não tem tempo de frequentar as salas de aula para estudar, uma modalidade que vem crescendo no país são os cursos preparatórios a distância. Para Fernanda, é a democratização do ensino chegando a todos os cantos do país, permitindo, assim, que toda a população tenha a oportunidade de atuar em grandes órgãos públicos. “Os cursos a distância atualmente são bem completos. As nossas aulas, por exemplo, são ministradas por meio de vídeo-aulas, nas quais o aluno tem acesso ao professor e aos slides com conteúdo didático na mesma tela. O aluno possui, ainda, um período de dois a seis meses para concluir o módulo no qual se matriculou, podendo desfrutar das aulas no tempo que tiver disponível e quantas vezes quiser. Dessa maneira, sendo o curso presencial ou online, é possível se preparar bem”, afirma a professora.

Para ajudar os candidatos a uma vaga, a professora Fernanda Osso listou algumas dicas preciosas que vão ajudar na hora do estudo:

- Leia o edital completo.

- Não adianta aprofundar-se demais em alguns conteúdos e não saber nada de outros. É preciso estudar tudo.

- Evite estudar entre 14h e 18h, pois é o período de menor energia cerebral. O sono neste horário tem a mesma intensidade do que temos entre 23 e 24h. Faça outra atividade neste horário ou revise uma matéria que mais gosta.

- Não fique mais de dois meses sem rever conteúdos.

- Antes de começar uma nova matéria, revise a anterior.

- Refaça provas anteriores, é uma forma de o candidato verificar a aprendizagem, adquirir velocidade e se acostumar com as diversas formas e estilos.

- Estude as matérias mais difíceis e mais chatas nos horários em que você estiver mais desperto e mais descansado.

- Elimine o que pode atrapalhar na hora do estudo: televisão, internet, telefone, etc.

- Tenha uma alimentação saudável, um período de sono regular e coloque em seu horário diário algum tipo de atividade física.

“A responsabilidade da aprovação é apenas do candidato”, relembra Fernanda, complementando ainda que, por isso, para ter vontade de estudar, é preciso não perder o foco e lembrar sempre dos motivos que levaram o candidato a escolher determinada carreira pública.

Fonte: Dona Comunicação

Emprego e Renda 03-05-2013 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.