Dicas de comportamento podem ajudar candidatos na hora da entrevista

Especalista dá dicas de comportamento no momento da entrevista

Procurar emprego pode, por si só, ser uma atividade de tempo integral. Se você enviou o currículo e foi convidado para participar de um processo de seleção, prepare-se... a etapa seguinte é a entrevista.

A entrevista é uma maneira que as empresas e agências de recrutamento e seleção dispõem para conhecer melhor o candidato e avaliar se ele atende o perfil da vaga. Para o candidato é a chance de mostrar seu valor profissional e conquistar a oportunidade desejada.

“Além de mostrar capacidade para o cargo, é preciso ter atitudes positivas durante todo o processo seletivo. Mostrar interesse pela empresa e pela vaga oferecida, bem como disponibilidade para participar das próximas etapas da seleção também são fatores que podem auxiliar na sua aprovação ou eliminação”, diz Regiane Lucas, gerente de seleção da Luandre.

Regiane explica que é preciso encarar este momento como uma oportunidade da empresa conhecer o candidato, mas existem alguns comportamentos que normalmente são levados em consideração, independentemente da empresa ou da vaga. Entre eles estão a automotivação e a confiança pessoal e profissional.

Abaixo, Regiane dá mais algumas dicas para ajudar o desempenho de candidatos durante uma entrevista.

•Cuidado com sua apresentação (atenção a higiene pessoal: cabelos e barbas feitos, unhas cortadas e limpas). Esteja vestido de modo discreto e sóbrio. Não use boné e/ou óculos escuros;
•Fale com clareza. Mostre de modo objetivo suas capacidades, falando somente o necessário. Evite vícios de linguagem e gírias;
•Não se atrase, seja pontual ou com pouca antecedência. Não há necessidade de chegar muito cedo e demonstrar sua ansiedade e/ou impaciência na sala de espera.
•Seja cortês com todas as pessoas, e não só com o entrevistador.
•Nas dinâmicas de grupo foque no resultado das atividades. Evite conversar sobre assuntos não relacionados com o exercício, pois isso pode demonstrar desinteresse e falta de concentração. Deixe para conhecer melhor seus concorrentes nos intervalos ou ao final da dinâmica.
•Apresente suas conquistas profissionais nos empregos anteriores.  Caso não tenha trabalhado ou feito estágio, fale sobre suas conquistas pessoais e situações que trouxeram grande aprendizado para a sua vida;
•Esteja bem informado sobre a vaga e a empresa;
•Estude seu currículo.

“Após a entrevista aguarde a resposta da empresa sobre a vaga. Normalmente o entrevistador define um prazo para o retorno do processo seletivo. Sabemos que esta espera gera muita ansiedade, então é importante ter paciência e obedecer ao prazo antes de questionar o resultado da entrevista. Caso o feedback seja negativo, você pode solicitar uma resposta da empresa, para saber o motivo pelo qual você não foi contratado, mas avalie sua conduta durante todo o processo seletivo e considere que seu perfil/experiências não estão aderentes a vaga”, finaliza Regiane.

Fonte: Engaje! Comunicação Inteligente

Emprego e Renda 06-06-2013 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.