Saiba como fazer para aumentar seus ganhos

Consultor comenta pesquisa que aponta dificuldades das mulheres em negociar melhores salários

Para Eduardo Ferraz, seja nos Estados Unidos ou no Brasil, apesar da participação cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho, inclusive em cargos de liderança, elas ainda possuem rendimento inferior ao dos homens e, mais que isso, elas têm mais dificuldade na hora de negociar um aumento.

"As mulheres  têm uma sobrecarga muito maior que a dos homens. Além de estar sempre atualizada, ter cursos de especialização, e ser boa profissional, ainda tem que cuidar dos filhos, ser uma filha dedicada, ter o corpo saudável, cuidar da casa, dar atenção ao marido, e ainda culpar-se por não dedicar tempo suficiente à família. É um verdadeiro massacre, e pouquíssimos homens aguentariam a carga que a maioria das mulheres suportam”, descreve Eduardo Ferraz.

“É por isso que muitas mulheres tacitamente aceitam ganhar menos em troca de uma carreira que lhe dê mais segurança e flexibilidade para suas múltiplas jornadas”.

No entanto, o consultor afirma que as mulheres que realizam um bom trabalho e entregam resultados consistentes, devem saber se posicionar e cobrar melhores salários. “Quer meu talento em tempo integral? Pague o mesmo que fulano ganha para realizar um trabalho parecido. Esta postura quase sempre funciona, pois ninguém quer perder um funcionário de alta performance independente do sexo”.

Outra dica importante de Ferraz é você se conhecer melhor. Parece não haver relação entre o autoconhecimento e a remuneração, mas existe. “Conheça-se bem, invista em seus talentos, estude, se esforce, trabalhe bastante, e coloque toda prioridade em trabalhar em atividades onde você consiga se destacar. Fazendo isso, certamente, além de aumentar sua remuneração, você será muito bem sucedida na vida profissional.”

 Seguem mais algumas dicas do consultor para negociar aumento de salário:

 1) Apareça – Não perca oportunidades de mostrar seus diferenciais. Apresente análises, dê sugestões, faça apresentações curtas, opine em reuniões. Quem não é vista não é lembrada.

2) Colabore - Ajude colegas, subordinados e até outros departamentos a resolver problemas. As pessoas proativas são muito valorizadas.

3) Evite críticas destrutivas ou fofocas – toda empresa tem ilhas de excelência e incompetência e todo mundo sabe onde estão. Aproxime-se e conviva com os melhores.

4) Abasteça seu chefe de informações úteis – Quando alguém competente é promovido, sempre sua equipe sobe junto.

5) Aprimore seu network - treinamentos, workshops e congressos, são excelentes oportunidades de relacionamento. As pessoas estão sempre à procura de bons profissionais.

Fonte: Grupo Image

 

Emprego e Renda 17-06-2013 Notícias

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