Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 - Risco e Inadimplência

Segundo Schrickel (1997), o risco está diretamente ligado ao fato de não se conseguir honrar os compromissos da forma como projetado ou imaginado. A probabilidade de perda existe quando há possibilidade de estimar probabilidades de diferentes resultados, baseando-se em dados históricos, e a incerteza está relacionada com o fato de não se possuir dados referenciais, tornando a decisão subjetiva, baseada em sensibilidade pessoal.

Quanto maior o crédito concedido, maior o risco. Para reduzir esse risco, é importante estabelecer exigências. Há casos em que as pessoas se comprometem a pagar a dívida e oferecem como garantia bens móveis e imóveis.

O risco de crédito é algo que está presente no quotidiano de qualquer empresa, seja uma empresa da área financeira, seja uma empresa de serviços, comercial ou industrial. No entanto, tendo em conta o negócio ou a área de atividade em que se inserem, as empresas procedem a análises mais ou menos complexas em relação ao risco de crédito dos seus clientes.

O crédito pressupõe a confiança no devedor, isto é, de que o mesmo irá honrar os seus compromissos nas datas acordadas previamente. Por outras palavras, o risco de crédito é o risco de perda em que se incorre quando há incapacidade de uma contrapartida numa operação de concessão de crédito. Esse risco está intimamente relacionado com fatores internos e externos da empresa e que pode prejudicar o pagamento do montante de crédito concedido.

Avaliação do risco

Para determinar o risco de crédito de um cliente com maior ou menor exatidão, faz-se uma avaliação do risco. Esta avaliação pode ser mais ou menos detalhada, de acordo com a atividade em questão e o peso do crédito concedido no pagamento a prazo.

Veja também:

Curso completo "Análise de crédito e cobrança na Pequena Empresa - Parte 1"

Introdução
Gestão de crédito
Concessão de crédito
Política de crédito

 

Emprego e Renda 17-06-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.