Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 - Concessão de Crédito

A concessão de crédito é uma atividade que existe há muitos anos e pode ser entendida como uma forma, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas, de obter recursos para destinar a algum empreendimento ou atender a alguma necessidade.

Quando uma empresa vende seus produtos a prazo, com o é o caso da maioria delas, a principal decisão a ser tomada e, sem dúvida, a mais difícil, é a que se refere à concessão de crédito. A análise de concessão do crédito tem que ser baseada em dois aspectos fundamentais:

*Nas fontes de informações disponíveis combinadas com a evolução da conjuntura econômica;

*Em uma forte dose de bom senso, pois muitas vezes vale aceitar um determinado risco, considerando que o cliente tem potencial para tornar-se regular e confiável futuramente.

É importante focar e explicar como é realizado e concedido o processo de crédito nas empresas. Podemos defini-lo como um facilitador existente para as vendas. Através do meio de conceder ao cliente um crédito, as empresas conseguem vender muito mais do que venderiam caso não utilizassem o mecanismo de facilitador, nesse contexto, o crédito. Por outro lado, podemos considerar o crédito um fator de risco para as empresas; afinal, ela pode ter prejuízo quando concede um crédito a um cliente relapso, por exemplo.

Todo crédito que é oferecido ao cliente exige volume de investimento em capital de giro, dificultando assim um controle mais intenso, tornando a administração mais complexa. Mediante esse processo, é fundamental que os gestores tenham uma atenção maior voltada para a utilização de técnicas adequadas, de forma a contribuir com o mínimo de risco e prejuízo.

Para exemplificarmos melhor, podemos observar que, quando uma empresa não faz o pagamento no ato da compra, está, na verdade, realizando um empréstimo em dinheiro de seus fornecedores, que será registrado no balanço da empresa como contas a pagar.

Análise Preventiva

Para que se possa dar crédito a uma pessoa ou empresa, devem-se considerar dois pontos importantes:

*Confiança: o fornecedor da mercadoria ou do dinheiro aceita que seu devedor pague sua dívida no futuro, confia no seu devedor.

*Tempo: estabelece um prazo para pagamento do valor emprestado ou da mercadoria vendida.

O crédito não cria capital, mas os serviços dele utilizados são relevantes para a economia, possibilitando a utilização e a disseminação dos capitais existentes.

As políticas de concessão de crédito de uma empresa, que incluem os prazos de crédito e os descontos, podem determinar as vendas em diversas condições.

Em uma condição de venda 5/10 líquido 60, os clientes teriam 5% de desconto para o pagamento de suas faturas até o dia 10 do mês em que ocorreu a compra, em detrimento do prazo maior de 60 dias.

Os padrões de crédito da empresa seriam aplicados com o objetivo de identificar quais clientes seriam beneficiados com o crédito e qual o montante máximo de crédito que cada cliente poderia receber.

Depois dessa etapa, a empresa estabelece linhas de crédito para o cliente, eliminando assim a necessidade de verificar o crédito a cada nova compra desse cliente.

A análise configurará as bases para a definição do limite de crédito ao cliente, estabelecendo linha de crédito, com valor definido, que ficará à disposição do cliente para ser utilizado em período determinado, geralmente um ano, a partir do qual será necessária a realização de novo processo de análise (LEMES JUNIOR,2005)

Veja também:

Curso completo "Análise de crédito e cobrança na Pequena Empresa":

Introdução
Gestão de crédito
Política de crédito
Risco e inadimplência

 

 

Emprego e Renda 12-06-2013 Cursos

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Comentários

cristiano

15-04-2015

Tem este curso em Belo Horizonte? Ou é só online? Caso tenha em BH, qual o endereço?

Resposta do Emprego e Renda

16-04-2015

Olá, Cristiano! Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso Análise de Crédito e Cobrança. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos