Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 - Introdução

Em parceria com o CPT – Centro de Produções Técnicas, o Portal Emprego e Renda trará para você uma série de conteúdos relacionados a análise de créditos e cobrança, com diversos tópicos para que você tenha condições de melhorar o desempenho de sua empresa pela área de crédito e cobrança. O material a ser apresentado foi extraído do curso "Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1”.

Este curso tem como objetivo fazer um estudo na área financeira, enfatizando especificamente gestão de crédito e cobrança, uma das ferramentas de que a administração financeira dispõe para colaborar com o planejamento e controle organizacional. O curso abordará o assunto de forma sucinta sem a pretensão de esgotá-lo, introduzindo conceitos básicos e fazendo reflexões para melhor entendimento do assunto.

A atual configuração do cenário mundial traz consigo desafios e mudanças que acontecem de forma rápida e dinâmica no ambiente empresarial. Transformações na política e na economia podem interferir direta ou indiretamente nas atividades das empresas.

Para se precaverem das adversidades desse turbulento mercado, as empresas precisam focar seus esforços com intuito de quebrar barreiras que as impeçam de serem prósperas. No entanto, a escassez de recursos financeiros e o elevado custo para sua obtenção, juntamente com a falta de planejamento e controle, têm-se tornado um impeditivo e contribuído para uma triste realidade brasileira: o encerramento prematuro das atividades de várias empresas.

Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE (2007), em âmbito nacional, cerca de 50% das empresas encerram suas atividades antes de completar o segundo ano. As principais causas da mortalidade das empresas são: comportamento empreendedor pouco desenvolvido; falta de planejamento prévio; gestão deficiente do negócio; insuficiência de políticas de apoio; conjuntura econômica; problemas pessoais dos proprietários; e problemas na administração do crédito e inadimplência.

A administração financeira de uma empresa é um aspecto de um problema econômico mais amplo.No caso, trata-se da aplicação da melhor utilização possível dos recursos limitados, mediante objetivos de desempenho estabelecidos dentro de um prazo determinado, envolvendo decisões de investimento, financiamento e utilização do lucro líquido, bem como obtenção de recursos financeiros e análise de sua utilização.

Sua finalidade é assessorar a empresa como um todo, proporcionando os recursos monetários exigidos para financiar a estrutura de investimento com o mais baixo custo possível, ou seja, maximizando o valor da empresa e o retorno aos proprietários, ao mesmo tempo em que propicia a manutenção de certo grau de liquidez. Nesse sentido, a busca pela rentabilidade máxima deve sustentar as atividades da empresa, sem comprometer sua liquidez.

É perceptível a necessidade de uma eficiente administração financeira que vá se responsabilizar por traçar as diretrizes da organização. O planejamento e controle financeiro aparecem como alternativa de suporte, através da implantação de políticas que visem à sobrevivência, ao crescimento e à expansão do negócio.

O termo administração financeira aqui empregado remete ao conceito introduzido por Assaf Neto(2005), conceituando como um campo de estudo teórico e prático, que assegura a melhor utilização de recursos financeiros. Ainda segundo Neto, planejamento financeiro diz respeito ao processo que permite identificar necessidades de expansão da empresa, assim como dar previsibilidade às ações empresariais, fazendo ajustes quando necessário. Já o controle se responsabiliza por acompanhar e avaliar todo desempenho financeiro.

Veja também:

Curso completo "Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1"

Gestão de crédito
Concessão de crédito
Política de crédito
Risco e inadimplência

Emprego e Renda 10-06-2013 Cursos

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