Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 - Política de Crédito

A política de crédito é o instrumento mais apropriado para analisar o crédito ou a capacidade de pagamento de seus clientes.

As políticas básicas de crédito e cobrança devem ser definidas de forma objetiva, a fim de servirem como instrumento orientador no processo de decisão gerencial. Mede o seu grau de eficiência em função do número de situações objeto de resolução, com base na obediência dessas políticas básicas de crédito e cobrança.

Uma política pode ser definida como regra geral de conduta ou de ação que deverá ser objeto de aplicação em determinada situação operacional.

Recomenda-se que todas as políticas sejam devidamente formalizadas. Na área de crédito, a política tem como objetivo não conceder crédito a empresas com menos de um ano de atividade, e também não conceder crédito a empresas com títulos protestados ou em processo de concordata.

Dessa forma, visa aos objetivos de minimizar as perdas com devedores duvidosos e com custos financeiros decorrentes de atrasos de clientes, e também de atingir um grau de retorno altamente satisfatório com perdas aceitáveis e estabelecidas pela própria empresa. Por exemplo, a sua empresa pode definir um percentual de perdas aceitável de 2% sobre os valores a receber.

A meta da área de crédito é atualizar periodicamente todos os limites de crédito de clientes, e cadastrar até uma data limite todas as informações e limites de crédito no computador. E o programa deve atualizar o limite de crédito de um determinado número de clientes semanalmente, e conseguir pelo menos um número de informações sobre clientes através de bancos e demais fornecedores

Periodicamente, é recomendável analisar a eficiência das políticas em vigor, em função do progresso da empresa e do alcance dos seus principais objetivos. Em caso satisfatório, deverão ser reafirmadas.

Por outro lado, quando não mais atenderem aos objetivos da empresa, em face de eventuais contingências ou alteração de fatores condicionantes, deverão ser objeto de reformulação, a fim de se equacionarem as novas condições enfrentadas pela empresa.

Política de Crédito é um conjunto de decisões que incluem o período de crédito de uma empresa, padrões de créditos, procedimentos de cobrança e descontos oferecidos” (Weston, 2000).

Portanto, esta política de crédito consiste em quatro variáveis:

*Período de crédito: extensão de tempo que os compradores (clientes) recebem para pagar suas compras;

*Padrão de crédito: refere-se à força financeira mínima de cada cliente aos créditos aceitáveis e à quantia de crédito disponível para diferentes clientes;

*Política de cobrança: é medida por sua rigidez no acompanhamento das contas relacionadas a pagamentos lentos;

*Descontos: são dados por efetuar pagamentos antecipados, incluindo-se a quantia de desconto e período.

Uma política de crédito menos liberal restringe prazos ou critérios de seleção de clientes, e pode levar a uma redução dos saldos em contas a receber, diminuindo assim os custos incorridos pela empresa. Essa política pode aumentar o lucro da empresa, desde que não haja uma redução de vendas.

Veja também:

Curso completo "Análise de crédito e cobrança na Pequena Empresa"

Introdução
Gestão de crédito
Concessão de crédito
Risco e inadimpl?ncia

 

Emprego e Renda 13-06-2013 Cursos

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