Novo perfil do consumidor online

Com o avanço tecnológico e a constante busca por conforto e comodidade, o brasileiro deixou de ir às lojas físicas e passou a navegar pelas lojas virtuais.

Não é qualquer produto e serviço que satisfaz o consumidor online, pois são infinitas as opções que surgem diante dos seus olhos na tela de notebooks, tablets e smartphones

Com o avanço tecnológico e a constante busca por conforto e comodidade, o brasileiro deixou de ir às lojas físicas e passou a navegar pelas lojas virtuais. As vendas pela internet aumentaram e os empreendedores devem ficar atentos ao comportamento dos internautas, para avaliarem melhor o novo perfil de consumidor online.

Atualmente, o consumidor brasileiro sabe do que precisa e conhece os seus direitos. Não é qualquer produto e serviço que o satisfaz, principalmente porque no mundo virtual são infinitas as opções que surgem na tela dos notebooks, tablets e smartphones.

O e-commerce tornou-se uma rotina na vida das pessoas das mais variadas classes sociais, que podem comprar desde ingressos para shows, pacotes de viagens e roupas, até lanches, cestas de café da manhã ou jantares. E tudo isso, num piscar de olhos!

Consumo por aparelhos móveis

O consumidor brasileiro está migrando para o m-commerce (mobile-commerce) assim como já ocorre há algum tempo na Europa e na Ásia. Estima-se que nos próximos anos a maioria dos consumidores online passará a consumir produtos e serviços por meio dos tablets e smartphones.

Com a criação de novos aplicativos de segurança e novas formas de pagamento para dispositivos mobile, as chances de migração serão ainda maiores.

Preferência por redes segmentadas

Muitas empresas estão segmentando produtos e serviços em redes para interagirem com seus clientes. Atualmente vemos redes de moda plus size, de cuidados com cabelos cacheados, de produtos para terceira idade, de linhas para bebês.

Enfim, todas são estrategicamente planejadas para conquistar os consumidores. Essa personalização do comércio online está fazendo com que o consumidor consuma nessas redes mais específicas.

Feedback de produtos e serviços

Atualmente a opinião dos clientes é muito importante para as empresas. Por isso, quando uma transação comercial online é realizada, alguns clientes recebem em seu e-mail uma pesquisa sobre o grau de satisfação e a experiência que tiveram em adquirir determinados produtos ou serviços.

Quem passa o feedback para a empresa é o consumidor online, para que ela possa planejar novas campanhas e criar novos produtos e serviços. Em suma, o consumidor se tornou o formador de opiniões do mercado virtual.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Administradores e Exame.

 

Andréa Oliveira 15-07-2015 Notícias

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